Disco Nota 11: “O Passo do Lui” – Paralamas do Sucesso

Paulo Fernandes

O Passo do Lui_00

.

VITAL E SUA MOTO

Em algum ponto de ano de 1983, eu vi no Fantástico (sim, o programa da Globo passava música boa) um clipe da música Vital e sua Moto de um grupo nacional com nome engraçado: Os Paralamas do Sucesso. Gostei muito da música e até comprei o primeiro LP da banda, “Cinema Mudo”, lançado naquele mesmo ano. A música caiu nas graças do público e pavimentou o caminho do sucesso para os Paralamas.

O Passo do Lui_02

.

NA CASA DE VOVÓ ONDINA

Tudo havia começado no Rio de Janeiro, como uma brincadeira, quando Herbert Vianna e Bi Ribeiro – que eram amigos desde o tempo de crianças em Brasília – começaram a tocar juntos. O baterista Vital Dias completava a turma e os ensaios aconteciam na casa da avó de Bi. Em 1982, antes do lançamento do primeiro álbum, Vital foi substituído por João Barone.

.

NOS PASSOS DO POLICE

Em 1984 o grupo, já bem mais amadurecido, lançou seu segundo álbum: “O Passo do Lui”. Esse disco contém uma série impressionante de músicas que se tornaram clássicos do rock nacional: Óculos, Meu Erro, Romance Ideal, Ska, Me Liga, Assaltaram a Gramática.

O álbum é escancaradamente influenciado pelo som do Police. Isso poderia ser considerado demérito para os Paralamas, mas o resultado é um disco que mostra uma identidade própria. A mistura de rock e reggae – e ska! – está presente, mas com um frescor juvenil e brasileiro muito além de mera cópia da banda inglesa.

O Passo do Lui_04

Ao lado de tantos outros álbuns, “O Passo do Lui” fazia parte importante da trilha sonora das festas da minha turma oitentista – assim como “Regatta de Blanc” do Police. Lui é o codinome de Luis Antônio Alves, que aparece na capa do disco, exímio dançarino de ska.

Os Paralamas, posteriormente, evoluiram e incorporaram novos elementos à sua música, mas este álbum permanece como o meu eterno favorito dentro de sua discografia.

.

FAIXAS

Todas as faixas compostas por Herbert Vianna, exceto as anotadas.

Lado A

1) Óculos
2) Meu Erro
3) Fui Eu
4) Romance Ideal (Martim Cardoso, Herbert Vianna)
5) Ska

Lado B

1) Mensagem de Amor
2) Me Liga
3) Assaltaram a Gramática (Lulu Santos, Waly Salomão)
4) Menino e Menina
5) O Passo do Lui

.

MÚSICAS

Ouça o álbum completo: http://www.youtube.com/watch?v=6tHvoevhnQM

Um comentário sobre “Disco Nota 11: “O Passo do Lui” – Paralamas do Sucesso

  1. Sempre agradecido pelas postagens. Meus filhos BETINHO & PATY, e suas tribos, furaram meus ouvidos com a reprodução ininterrupta deste disco em suas festinhas caseiras. O “SEM RÓTULO”, primeira Banda do BETO,(ele
    era o baixista) tocava tudo isso, com o WALDER CLEMENTE nos vocais. — Direto do KAVERN CLUB PASTINHA’S
    recebam meu retumbante abraço de Velho/73 Roqueiro.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário