Disco Nota 11: “History” – America

Paulo Fernandes

America_03

 

COLETÂNEAS

Tive que abrir mão uma vez mais das regras da seção “Discos Nota 11”, ao escrever aqui sobre um álbum de coletânea. Mas não se trata de um mero “bestof”, já que as músicas foram selecionadas e remixadas por um gênio da produção musical: George Martin, o 5º beatle.

. 

TRÊS IANQUES NA CORTE DO REI ARTUR

Gerry Beckley, Dewey Bunnell e Dan Peek são filhos de pais estadunidenses, militares baseados na Inglaterra, e mães inglesas.

America_01

Beckley e Peek nasceram nos E.U.A. e Bunnell na Inglaterra. Estudaram na mesma escola em Londres onde começaram a tocar juntos. Decidiram adotar o nome America para a banda, e em 1971 gravaram seu primeiro álbum.

. 

CAVALO SEM NOME 

Neste primeiro álbum estava, aquele que é o maior sucesso do grupo, A Horse with no Name.

America_02

O grupo fazia um rock leve e agradável, combinando folk e country na medida certa para as rádios. Em 1974 o America passou a ser produzido por George Martin, isso a partir de seu quarto álbum: “Holiday”.

. 

HISTORY 

Em 1975, com o toque de Midas de George Martin, foi lançado o primeiro álbum de coletânea do America: “History: America’s Greatest Hits”. A seleção das músicas é primorosa e o fato das serem faixas interligadas dá unidade e coerência ao álbum, coisas pouco vistas em grande parte das coletâneas – Salve George!!!

Este é um dos discos preferidos do meu irmão Pedro César e um dos poucos que ele conservou consigo quando se desfez de sua coleção de LPs.

.  

FAIXAS

Lado 1

1) A Horse With No Name (Bunnell)
2) I Need You (Beckley)
3) Sandman (Bunnell)
4) Ventura Highway (Bunnell)
5) Don’t Cross The River (Peek)
6) Only in Your Heart (Beckley)  

Lado 2

1) Muskrat Love (Willis Alan Ramsey)
2) Tin Man (Bunnell)
3) Lonely People (Catherine Peek, Dan Peek)
4) Sister Golden Hair (Beckley)
5) Daisy Jane (Beckley)
6) Woman Tonight (Peek)

. 

MÚSICAS

Ouça o álbum completo:

2 comentários sobre “Disco Nota 11: “History” – America

Deixe um comentário