“Across the Universe”: Uma história de amor em 33 canções dos Beatles

across-the-universe_00

E JUDE ENCONTRA LUCY

Uma ideia genial levada ao cinema pela cineasta Julie Taymor (de “Frida”): contar uma história de amor usando as músicas dos Beatles, ora como fio condutor, ora como pano de fundo. “Across the Universe”, de 2007, conta a história do jovem inglês, de Liverpool, Jude (Jim Sturgess) que parte para os EUA em busca do pai, que ele não conhece, e de alguma aventura. Lá ele conhece o estudante doidão Maxwell “Max” (Joe Anderson) e a irmã deste, Lucy (Evan Rachel Wood) por quem Jude se apaixona.

across-the-universa_01

Jude e Lucy

A este trio central é agregado um casal de músicos: a sexy cantora Sadie (Dana Fuchs) e JoJo (Martin Luther McCoy), que faz sua guitarra chorar gentilmente.  Completando o núcleo de personagens principais, que vivem juntos no apartamento de Sadie, está Prudence (T.V. Carpio), aquela que veio através da janela do banheiro. Quem ainda não assistiu ao filme deve ter percebido que os nomes dos personagens foram todos tirados de músicas dos Beatles.

across-the-universa_03

Lucy, Max e Jude

A história é ambientada na década de 60 e cita com maestria eventos importantes da história desse decênio: a evolução do rock, o movimento hippie, a contracultura, a guerra do Vietnã, a contestação estudantil antiguerra, o movimento pelos direitos civis e  a morte de seu líder Martin Luther King. Interessante a caracterização dos personagens Sadie e JoJo, que os torna parecidos a dois símbolos dos 60s: Janis Joplin e Jimi Hendrix, respectivamente.

across-the-universa_02

JoJo e Sadie

Além das músicas, que são tocadas integralmente, o filme é repleto de referências saborosas ao universo beatle. É um ótimo desafio descobrir todas ao longo do filme. Cito algumas: Max com um martelo; Jude no Cavern Club; o concerto final na cobertura da gravadora chamada Strawberry; Max cortando uma maça verde em busca de inspiração para desenhar o logotipo da gravadora de Sadie; um colega de trabalho de Max, ainda em Liverpool, diz a ele que esperava estar fazendo outra coisa quando fizesse 64 anos.

Across the Universe

Dr. Robert em seu ônibus psicodélico

Há duas participações especiais de músicos reais: a primeira de Joe Cocker, em papel triplo – cafetão, mendigo e hippie – a cantar uma versão espetacular de Come Together; a outra é Bono (U2) que interpreta o Dr. Robert e canta I’m the Walrus, numa das sequências mais psicodélicas do filme, com direito a uma vigem – real ou imaginária – em um ônibus multicolorido que lembra tanto o do filme “Magical Mistery Tour”, quanto o ônibus lisérgico no qual o escritor Ken Kesey rodou os EUA divulgando a “cultura do LSD” do psicólogo Thimoty Leary. Aliás, antes de embarcar nessa “viagem”, os personagens bebem de um ponche rosa bem suspeito.

across-the-universa_06

Joe Cocker: o cafetão, o mendigo e o hippie

E no final tudo que nós precisamos é amor! Um filme inteligente, divertido e bem estruturado em sua proposta. A diretora Julie Taymor sabe muito sobre o que está dizendo e o diz com bastante propriedade. Para assistir mais de uma vez!!!

across-the-universa_00

ALGUMAS MÚSICAS NO FILME

Trailer:

.

Canções:



5 comentários sobre ““Across the Universe”: Uma história de amor em 33 canções dos Beatles

  1. mauro.pastinha@hotmail.com
    E.MAILS=2017-029.2 – 29/Domingo = 06:19
    DISCO NOTA 11 = Do Filme “ACROSS THE UNIVERSE”
    Via = Pessoal do ROCKONTRO (Paulo Fernandes)
    Obrigado PAULO FERNANDES. Você arrombou a festa. Putzgrila, cara.
    Ainda vais matar este Velho/75 Comendador Roqueiro. MANDA BALA.
    Em 22/01/2017 = NA CHÁCARA DAS MANGUEIRAS – Foto 4 + 4 + 4
    4 irmãos = PASTINHA/1942 – SÉRGIO/1944 – DIDO/1951 – RUBENS/1954
    4 filhos = ROBERTO/1970 – PATRÍCIA/1971 – BRUNO/1992 – SAMUEL/2003
    4 netos = ANDRÉ/1999 – TIAGO/2002 – JOÃO/2009 – ISABEL/2012.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário