Livro: “Os Beatles e eu” de Carlos Edu Bernardes

Os Beatles e eu_03

(Ilustração de Rafael Senra)

 

“Felizes aqueles que colocaram uma maçã no prato do toca-discos e mataram sua fome de música”

 

BIG CHARLES

Londres, 4 de novembro de 1963, eu estava no Teatro Príncipe de Gales para ver e ouvir – por incrível que pareça a gritaria feminina neste show foi bem menor que a usual – a apresentação dos Beatles para o Show Anual de Variedades Reais. Entre a segunda, Till There Was You e a terceira, e última, música, Twist and Shout, John Lennon disparou seu sarcástico pedido a um público cheio de membros da realeza britânica: “Para nosso último número, eu queria pedir a ajuda de vocês. As pessoas nos assentos baratos batam palmas. O restante da plateia pode apenas sacudir suas joias”. Foi neste momento que, bem no fundo do palco, eu percebi um sujeito grandão com um corte de cabelo parecido com o do Paul McCartney, mas que não conseguia esconder seu jeitão brasileiro. Era o Big Charles!

Os Beatles e eu_02

Carlos Edu Bernardes no dia do lançamento do livro

Terminada a apresentação dos Beatles, eu saí correndo do teatro para tentar encontrar o cara. Para minha sorte ele havia perdido a carona na trupe beatle. Cheguei e me apresentei como brasileiro e beatlemaníaco e já ganhei um caloroso abraço e o carinhoso apelido de Little Paul. Ficamos perambulando pela Leicester Square e acabamos num pub. Depois do décimo-quarto pint de cerveja, Big Charles, sério, profetiza:

– Little Paul, daqui a alguns anos eu vou escrever um livro contando todas as aventuras que vivi e ainda vou viver com os Beatles.

Os Beatles e eu_04

Ao fundo a banda Karmic Wheels que abrilhantou a noite de autógrafos com músicas dos Beatles. (Foto de Anna Karina Aquino)

E assim, passados, mais de cinquenta anos daquele dia histórico, Big Charles cumpriu sua promessa e nos brinda com seu livro “Os Beatles e eu”. Uma coleção saborosa de momentos passados/vividos pelo autor ao lado da maior banda de rock de todos os tempos. Como nos avisa a orelha da capa: “nothing is real”, trata-se de uma brincadeira, muito séria, do Carlos Edu Bernardes em colocar seu personagem Big Charles a interagir com personagens reais em momentos diversos da carreira do grupo inglês. Uma curiosidade do livro é que nele os Beatles não se separaram e John Lennon e George Harrison estão vivos até hoje. Carlos Edu nos guia para um passeio no tempo e no espaço repleto de inventividade e humor.

Pelos relatos contidos no livro, nós ficamos sabendo, entre outras coisas, que:

  • A cadela musa de Paul McCartney, Martha, tinha pertencido antes a Big Charles e era chamada de Ivy;
  • Os Beatles tocaram no primeiro Live Aid, de 1985, e também fizeram alguns shows no Brasil e até estiveram em Goiânia;
  • Foi Big Charles que deu a dica para George Harrison compor Here Comes the Sun ao descrever o lindo sol do cerrado;
  • As cores do Yellow Submarine são uma homenagem às cores da bandeira brasileira.

Os Beatles e eu_05

Carlos Edu, eu e Marcia na noite de autógrafos

“And in the end, the love you take Is equal to the love you make”

.

A banda Karmic Wheels animou o público na noite de lançamento do livro, com músicas dos Fab Four:

7 comentários sobre “Livro: “Os Beatles e eu” de Carlos Edu Bernardes

  1. Maravilha de postagem, querido amigo Paulo Afonso! Na verdade Little Paul e Big Charles foram colegas de Ateneu Dom Bosco e depois ficaram mais unidos ainda pelo rock, capitaneado pelos Beatles, Pink Floyd, Led Zeppelin, Badfinger, Radiohead, Rick Wakeman, Genesis e tantas outras bandas fantásticas! Obrigado! 4FABraços! Yeah!

    Curtido por 2 pessoas

  2. mauro.pastinha@hotmail.com
    E.MAILS=2017-134 – – – 14/Domingo = 04:50
    DISCO NOTA 11 = OS BEATLES E EU
    ROCKONTRO (Carlos Edu Fernandes)
    Agradeço por mais um passeio na “Beatlemania”.
    Dia nostálgico para aqueles (como eu) que não
    mais temos nossa querida MAMÃE – S A R A V Á

    Curtir

Deixe um comentário