Memórias, Momentos e Músicas: J. B. Pickers – “Freedom of Expression”, Globo Repórter e “Corrida contra o Destino”

JBP_01

.

FREEDOM OF EXPRESSION – J. PICKERS

Quem viveu no Brasil durante a década de 70 deve se lembrar do Globo Repórter, programa da Rede Globo dedicado a matérias especiais. Na verdade ele existe até hoje, mas não com a mesma força de outrora. Para os adolescentes daqueles idos tempos, este programa tinha uma atrativo a mais: um magnífico tema instrumental de abertura e que ninguém sabia quem o executava. “Será do Pink Floyd?” “Sim, é do Pink Floyd!”. Não, não é do Pink Floyd, mas só de se cogitar isso já dá para dimensionar o tamanho da qualidade dessa música “desconhecida” de uma banda ainda mais desconhecida.

 

JBP_02

Kowalski (Barry Newman) e o Dodge Challenger

Eu – e muita gente – só fui saber um pouco mais da tal música, chamada Freedom of Expression, quando assisti ao filme “Corrida contra o Destino” (Vanish Point) na TV. Creditada a um grupo chamado J. B. Pickers, e que ninguém conhecia.

O filme é muito bom e vale a pena assisti-lo, e não só pela excelente trilha sonora. Dirigido por Richard C. Sarafian e lançado em 1971, narra as aventuras de um “entregador” de carros que viaja pelas estradas do EUA para cumprir suas tarefas no menor tempo possível. Sua paixão pela velocidade o faz ter problemas com a polícia. Ele passa a ser perseguido pelos homens da “lei”, e aí cabe uma metáfora – tão cara naqueles tempos – que compara a liberdade e repressão na estrada com a liberdade do indivíduo, e a tentativa do “sistema” de podar essa liberdade. Não é por acaso que o tema musical principal se chama “Liberdade de Expressão”, tradução da música dos J. B. Pickers.

JBP_03

A Motociclista Nua (Gilda Texter) e a Honda

E quem afinal são esses J. B. Pickers? Há uma matéria muito boa no site Whiplash (AQUI) que explica que trata-se de um grupo de músicos de estúdio que só existiu para gravar duas músicas para o filme. Esse time de bons músicos era comandado por Jimmy Bowen, autor da música e produtor da trilha sonora do filme.

JBP_04

Sérgio Chapelin no Globo Repórter da década de 70

A música ficou eternizada em minha mente, pois é boa demais!!!

.

VÍDEOS

Trailer do Filme:

2 comentários sobre “Memórias, Momentos e Músicas: J. B. Pickers – “Freedom of Expression”, Globo Repórter e “Corrida contra o Destino”

  1. mauro.pastinha@hotmail.com
    E.MAILS=2017-253 – – – 10/Domingo = 01:59
    DISCO NOTA 11 – Memórias, Momentos e Músicas
    VANISHING POINT – FREEDON OF EXPRESSION
    – Via ROCKONTRO – Paulo Fernandes
    Um sensacional rally nos anos 70. Paisagens deslumbrantes. Rock pauleira. Perseguições
    e toda gama ideológica que se esparramava no mundo, tentando mostrar que o bandido
    é sempre a polícia que teima em deter os transgressores da lei. De lá para cá, só piorou.
    PAZ & BEM, E ATÉ AMANHÃ, SE DEUS NOS PERMITIR.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário