Memórias, Momentos e Músicas: Carly Simon – “You’re so Vain”

YASV_02

O MISTÉRIO DE YOU’RE SO VAIN

Dona de uma das vozes mais bonitas da música pop, Carly Simon é também uma inspirada compositora com algumas dezenas de grandes canções que foram sucesso no mundo inteiro. No meio de sua vasta produção musical destaca-se aquela que alguém chamou de “a canção pop perfeita”: You’re so Vain, de 1972.

Além de ser uma música com um arranjo exuberante e na qual Carly canta com emoção à flor da pele, um mistério ajudou You’re so Vain a se tornar uma música tão adorada: quem era o tal homem vaidoso da letra, aquele “que tinha um olho no espelho para se ver dançando uma gavota”.  

YASV_04

Kris Kristofferson, Mick Jagger, Warren Beatty e Cat Stevens

Na época, e durante muito tempo, Carly Simon confirmou que a letra era sobre um – ou mais de um – seu relacionamento do passado, mas não disse o nome da pessoa. Logo o nome do ator, e galã, Warren Beatty começou a circular como provável candidato a ser aquele que “entrava numa festa como se estivesse caminhando em um iate”.

Outros nomes foram cogitados: o cantor e ator Kris Kristofferson, e os músicos Cat Stevens e Mick Jagger, este participou da gravação da música nos vocais de fundo. A cantora insistia em não dizer quem era, e limitou-se a afirmar que não era sobre James Taylor, o seu marido à época.

YASV_01

Carly Simon e Warren Beatty

Um verso chave da canção instigava mais ainda a curiosidade do público: “Você é tão vaidoso, você provavelmente pensa que esta canção é sobre você.” Em 2015, Carly admitiu que um verso era sobre Warren Beatty: “Você me teve há muitos anos, quando eu era ingênua”, mas que o restante era sobre outros homens de quem ela não revelaria os nomes.

O certo é que nunca uma canção feita para cutucar um ex-amor foi tão sutil e poética.

 

MÚSICAS

Versão do álbum “No Secrets”:

Ao vivo em 1987:

2 comentários sobre “Memórias, Momentos e Músicas: Carly Simon – “You’re so Vain”

Deixe um comentário