“Billy Elliot”: a Dança, o Sonho e o Rock

 

Eu sou um entusiasta do casamento do rock com o cinema, principalmente quando uma música potencializa uma cena ou uma sequência de um filme e vice-versa. Muito se fala da trilha sonora de “Forrest Gump” com mais de 50 clássicos do rock e do pop, mas neste filme a música está no fundo da ação e ao final da exibição não há a ligação mental dos sons com as imagens.   

Billy Elliot (Jamie Bell)

Por outro lado, quando escuto a música Cosmic Dancer, do T. Rex, imediatamente vem à minha mente o garoto Billy pulando em sua cama. O mesmo acontece com Town Called Malice, do Jam, é colocar a música e visualizar Billy correndo pelas ruas do bairro onde morava.

Billy e Sandra (Julie Walters)

Afinal quem é Billy? É o personagem principal do filme “Billy Elliot”, de 2000, primeiro filme do cineasta britânico Stephen Daldry. O filme conta a história de um garoto da classe operária inglesa de 11 anos. Billy (Jamie Bell) mora numa cidade do interior com seu pai viúvo, seu irmão mais velho e a avó. O pai e o irmão são mineiros de carvão e estão às voltas com uma greve dos trabalhadores nas minas, o filme é ambientado no ano de 1984.

O irmão Tony (jamie Draven) e o pai Jackie (Gary Lewis)

É neste cenário improvável que o garoto Billy vai tentar dar vazão à grande paixão de sua vida: a dança. Ele precisará vencer a enorme resistência de seu pai, que queria que ele se tornasse um boxeador, para isso terá ajuda da professora de balé Sandra (Julie Walters).

Billy na aula de balé da professora Sandra

O filme é completamente envolvente e mistura drama, sem pieguice, humor e lirismo ao contar a saga de Billy para concretizar o seu sonho. Como eu disse a música valoriza cada cena onde podemos ouvir, – e lembrar depois – além dos já citados acima: The Clash e Tchaikovsky.

 

MÚSICAS

T. Rex – Cosmic Dancer


The Jam – Town Called Malice


T. Rex – I Love to Boogie


The Clash – London Calling


T. Rex – Children of the Revolution


Tchaikovsky – “O Lago dos Cisnes”

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s