Sinta a alta densidade etérea do Led Zeppelin

Fábio Finotti

led_zeppelin

Creio que discorrer sobre o Led Zeppelin é extremamente complicado, pois a banda entra em um patamar na qual está, por exemplo, os Beatles. Muito já foi dito e analisado até um nível subatômico, o que acaba tirando a sensibilidade do ouvinte. Apesar das adversidades, falarei mesmo assim sobre o que considero uma das bandas mais sensacionais do rock, pois ainda que o texto não esteja do seu agrado, caro leitor, sempre há a desculpa de poder escutar na seção de vídeos o melhor do rock.

led-zeppelin_02

 Sigamos adiante!

O que mais prezo no Led Zeppelin não é necessariamente o titânico volume que a banda toca, ou a bateria poderosa e genial, ou mesmo os arranjos musicais sensacionais, mas sim a sutileza que existia na banda.  Neste exato ponto abro um parêntesis sobre o que é, e o que deveria ser o Rock de nossos tempos atuais. O Rock era transgressão, protesto contra o que estava estabelecido pela sociedade, um grito primitivo que há muito vinha sendo abafado por séculos de evolução e pelo “encabrestamento” imposto por uma sociedade cada vez mais ávida por controle. E o que infelizmente acontece nos dias atuais? Este grito primitivo foi substituído pelos gritinhos agudos e histéricos de multicoloridos integrantes de pseudo-bandas de rock (especialmente no solo tupiniquim), em que a “baitolagem” explícita conspurca o sacrossanto solo do Rock. Como se atrevem!? Malditos!

led-zeppelin_05

Voltemos ao foco. Neste momento exclamaram os meus leitores mais atentos: Caramba!  (para não dizer outra coisa!) Sutileza no Led Zeppelin? Incoerência, meu caro Fábio! Como uma banda pode tocar como se o céu estivesse caindo em uma mega tempestade apocalíptica digna da fúria de um Deus impiedoso, e ainda assim ser sutil?

A sutileza da banda está centrada nos conhecimentos sobre a guitarra, bem como nas técnicas de gravação aprendidas pelo mago Jimmy Page, que enfeitiçou nossos ouvidos, e como diria Frank Zappa, fez e continua fazendo “esculturas de ar” com seu estilo extremamente influenciado pelo Blues de imortais como Howlin’ Wolf, Albert King, Willie Dixon e tantos outros.

led-zeppelin_01

Sinto que nas músicas “esculpidas” por Page, cada distorção, cada reverberação, cada feedback  e tantos outros efeitos tinham um propósito, uma razão de ser, como um jogo de luz e sombras tanto utilizado por mestres renascentistas como Michelangelo.

Não que os outros integrantes da banda não fossem gênios nos seus respectivos ofícios. Nada mais longe da realidade, pois o que dizer de um cantor tão emblemático, empático e inovador como Robert Plant, que conseguia fazer sua voz ser ouvida de forma sensacional em meio a um som tão poderoso. Creio que não há elogio mais adequado do que este. E o grande John Bonham que mais parecia Thor, o Deus do Trovão, brandindo o seu martelo Mjölnir contra os gigantes de gelo, provocando trovões e ondas rítmicas em defesa de sua amada Asgard.

led-zeppelin_03

E o (aqui eu queria uma forma de elogiá-lo por sua conduta tal qual George Harrison, mas não achei uma forma convincente e à altura) John Paul Jones, que apesar de seu jeito introvertido, às vezes até apagado, mas que com seu baixo, teclado e arranjos musicais imprimiu sua marca em cada uma das músicas da banda.

Pronto, escrevi demais. Não vou falar que a banda começou “assim”, fez o disco X no ano “tal”, e terminou “assado”.  Quem quiser que procure no Wikipédia. Acho que agora a melhor forma de defender meu ponto de vista é encaminhá-los à sessão de vídeos com as músicas que o Zeppelin nos deixou. Que tenham uma excelente audição!

led-zeppelin_04

.

MÚSICAS

Ouça 24 músicas da coletânea “Mothership”:

(Clique em PLAYLIST no canto superior esquerdo e escolha a música que deseja)

Anúncios

2 comentários sobre “Sinta a alta densidade etérea do Led Zeppelin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s