Frases Marcantes do Rock

Alanzera

Frases_00

 

Há algum tempo tive a ideia de escrever um texto sobre “frases marcantes” da música. O Paulo Afonso me apoiou e disse que até ajudaria na hora de transpor isso pro papel. Porém, a ideia ficou engavetada em algum lugar do meu cérebro, juntando poeira e sendo sepultada por outras ideias, que também raramente se transmutavam de sinapses cerebrais para algo realmente concreto.

Hoje resolvi enfrentar esse bloqueio mental e colocar na ponta do lápis aquilo que eu havia idealizado. De antemão digo que esse pretende ser um artigo colaborativo, em que os leitores irão compartilhar suas frases preferidas através dos comentários, aqui no blog ou então em nossa página no Facebook.

A primeira frase que me vem à cabeça é do Dream Theater (alguém duvidava disso?). “Everything is never enough” (algo como “tudo nunca é o bastante”) é um verso da música Never Enough, do álbum “Octavarium”, e nos dias atuais, em que o consumismo e a ganância tomam conta do mundo, é uma verdade inconveniente.

Seguindo a linha do rock progressivo, outra frase que considero marcante vem do Rush. Em Freewill, Geddy Lee canta “If you choose not to decide/You still have made a choice”, ou seja, “se você escolhe não decidir, ainda assim você fez uma escolha”. Esta frase foi emprestada do filósofo existencialista Jean-Paul Sartre e, como o nome da música denuncia, fala sobre o livre arbítrio.

O Pink Floyd possui inúmeras frases marcantes em suas letras. Tanto é que existe até um perfil no twitter chamado @FrasesPinkFloyd. Uma das que me chama a atenção, e que talvez seja a mais manjada de todas, fala sobre saudade. “How I wish/ How I wish you were here” é do álbum “Wish You Were Here”. A música, homônima ao disco, é uma das mais belas composições que conheço.

Os Beatles nos convidaram a “viajar” em várias músicas, a que me ocorre agora é “Turn off your mind, relax and float down stream / It is not dying, it is not dying” (“Desligue sua mente e flutue correnteza abaixo / Isto não é morrer, isto não é morrer”) de Tomorrow Never Knows, última e mais “viajada” música do álbum “Revolver”.

Em um trecho da música Heaven, da banda Live, é dito “I don’t need no one to tell me about heaven/ I look at my daughter, and I believe.” Ou seja, “Eu não preciso que ninguém me fale sobre o paraíso (céu)/ Eu olho pra minha filha, e acredito”. Apesar de não acreditar em céu, gosto bastante dessa música e da banda.

Para amenizar um pouco, vou colocar uma música de amor – sem pieguice – de Peter Gabriel: “In your eyes / The light the heat / In your eyes / I am complete / In your eyes / I see the doorway to a thousand churches / In your eyes / The resolution of all my fruitless searches”, mais ou menos assim no português: “Nos seus olhos / a luz o calor / Nos seus olhos / Eu estou completo / Nos seus olhos / Eu vejo a entrada de mil igrejas / Nos seus olhos / A solução de todas as minhas buscas infrutíferas”. A canção, linda por sinal, chama-se In Your Eyes do álbum “So”.

E por último, Bob Dylan! O poeta folk nos brinda com várias frases/versos que adoraríamos ter escrito, ou que adotamos como lema em algum momento de nossas vidas. “When you ain’t got nothing, you got nothing to lose” (algo como “quando não se tem nada, não há nada a perder) faz parte da música Like A Rolling Stone, regravada por diversos artistas, entre eles Rolling Stones, Jimi Hendrix, B.B. King, Bob Marley e Green Day.


 Vídeo interativo do site bobdylan.com


Anúncios

3 comentários sobre “Frases Marcantes do Rock

  1. Grande Alanzera!!
    Grande artigo. Tenho sido criado à base da filosofia do rock e aprendi muito com esses “filósofos”.
    Tenho um artigo esboçado desde abril de 2011 (ainda bem que você só usou a frase do Bob Dylan das que eu tenho separado).
    Falei um pouco sobre isso no Disco Nota 11: Breakfast in America – Supertramp, mas agora você me animou!!!
    Grande Abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s