Frases Marcantes do Rock – II

Paulo Fernandes

Frases_II_00

Resolvi levar adiante a ideia do Alan (zera) e coletar mais algumas “frases marcantes” do rock, é claro que pedi “a little help from my friends” Fábio e o próprio Alan. Conclamo novamente nossos milhares (kkkk) de leitores a deixar suas contribuições Nos comentários desta postagem ou na nossa página no Facebook.

E começamos por Bob Dylan – que fechou a primeira parte deste projeto – em sua fase “de protesto”.  O grande poeta do rock, no início de sua carreira, fazia letras diretas e contundentes como em Masters of War, canção de 1963 em que ele vocifera contra os líderes belicistas mundiais em plena guerra fria. Resumidamente, Dylan deseja que todos aqueles – poderíamos incluir os atuais também? – Mestres da Guerra morram antes de explodirem o planeta. Ele encerra a música assim: “And I’ll stand over your grave / Until I’m sure that you’re dead” (Estarei sobre o seu túmulo até ter certeza que você morreu).

Para suavizar o clima sombrio, pois acabei de me dar conta que selecionei mais frases centradas na morte, uma frase lírica e de extremo impacto poético e musical de Jimi Hendrix: “Excuse me, while I kiss the sky” (Com licença, enquanto eu beijo o céu) da canção Purple Haze. Hendrix tinha todo direito de ser pretensioso algumas vezes, pois sua música beijou e abraçou o firmamento, tal é sua grandeza. O Fábio comentou que a plateia estadunidense, que em 1967 ainda não conhecia tão bem o “inglês” Jimi, entendia: “Excuse me, while I kiss this guy”.

Vou ter que falar de morte novamente. E com duas frases em sequência, pois penso que uma tem muito a ver com a outra. A primeira é da música My Generation, do Who, demonstra bem o niilismo e comportamento autodestrutivo que se associa aos roqueiros – principalmente das décadas de 60 e 70 – “I hope I die before I get old” (Espero morrer antes de envelhecer). Para nossa sorte o seu autor, Pete Townshend, ainda está vivo!

Na sequência temos a visão pelo lado dos fãs desta característica do roqueiro de se equilibrar na tênue linha entre a vida e a morte: “Meus herois morreram de overdose” contida em Ideologia de Cazuza. Esta frase, simples e direta, cala fundo em minha alma cada vez que mais um dos meus herois – músicos, poetas ou cineastas – parte para outros mundos.

O tempo passa depressa meus amigos, e nem nos damos conta! A frase a seguir foi proposta pelo Alan num artigo específico sobre o tema: “O Tempo não Para”. A música é do Pink Floyd e se chama Time. A frase – dentre tantas memoráveis desta canção – é a seguinte: “And then one day you find / Ten years have got behind you / No one told you when to run / You missed the starting gun” (Então um dia você se dá conta que dez anos se passaram, ninguém te disse quando correr você perdeu o tiro de largada).

Toda vez em que me deparo com alguém mal-educado – impolido, descortês, petulante, grosso, indelicado, etc. – eu cantarolo mentalmente, ou baixinho, um trecho de Psycho Killer dos Talking Heads: “I hate people when they’re not polite” (odeio pessoas quando não são polidas).

Por hoje é só! Estamos coletando mais frases para futuras publicações, não somos Roliúde, mas adoramos continuações se a ideia for boa. Contribuam!!!

Anúncios

3 comentários sobre “Frases Marcantes do Rock – II

  1. Quando comecei a ler o post, pensei que seriam frases ditas em entrevistas ou cartas, algo assim. Mas, falando em música, eu gosto muito da letra de Blowin in the wind, do Bob Dylan, será que se encaixa no “rock”?
    How many roads must a man walk down,
    Before you can call him a man?
    How many seas must a white dove sail,
    Before she sleeps in the sand?
    Yes, and how many times must cannonballs fly,
    Before they’re forever banned?
    The answer, my friend, is blowin’ in the wind
    The answer is blowin’ in the wind

    Link: http://www.vagalume.com.br/bob-dylan/blowin-in-the-wind.html#ixzz45nUSsr3S

    Ou Blackbird dos Beatles “take these broken wings and learn to fly… all your life you were only waiting for this moment to arise”

    Bjos!
    http://1pedranocaminho.wordpress.com

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s