Disco Nota 11: “Loaded” – Velvet Underground

Paulo Fernandes

Loaded_01

 

A MALDIÇÃO DOS 10 MAIS

Sou fanático por listas. A lista dos meus 17 álbuns prediletos, a dos meus 44 filmes mais queridos, a dos 9 lugares que mais gosto, e por aí vai. Gosto também de ver as listas das 10 mais que desde sempre a imprensa especializada faz com relação à música e aos músicos.

O tipo de lista especializada que mais gosto de consultar é a dos 10 melhores álbuns e constato que elas nunca “batem” totalmente com minhas opiniões (cheguei até a fazer uma paródia: “Os 10 Piores Melhores Álbuns”). Um álbum recorrente nessas listas oficiais é “The Velvet Underground and Nico”, ou o “Disco da Banana”.

Loaded_06

Tudo bem que tal disco tem uma importância histórica para o rock, abriu muitas portas e etcetera e tal, mas musicalmente eu não gosto muito dele. E por causa dessas listas e desse disco e acabei não dando muita bola ao restante da produção do Velvet Underground.

MARISA MONTE

Essa história só começou a mudar quando eu conheci a música Pale Blue Eyes (do terceiro disco do V.U.) cantada pela Marisa Monte. Música linda! Minha curiosidade despertou e fui tratar de conhecer mais um pouco dos outros álbuns do Velvet Underground.

Loaded_03

LOADED

E em minhas pesquisas e “descobri” o quarto álbum do V.U., “Loaded” de 1970.

Contando com músicas mais “leves” do que os “pesados” trabalhos anteriores, “Loaded” é um álbum musicalmente mais rico e conta com uma excelente produção. Na verdade este álbum é uma tentativa de melhorar o desempenho comercial da banda que sempre vendeu muito pouco.

Loaded_08

Acho espetacular a capa do álbum com sua atmosfera psicodélica. E começar com a solar e maravilhosa Who Loves the Sun (presente na trilha sonora do filme “Alta Fidelidade”) era para derrubar qualquer resistência que eu um dia tivera. Só para citar mais algumas faixas, estão aqui os clássicos Sweet Jane e Rock & Roll.

 "Velvet Underground" Portrait

Sobre esta última música disse Lou Reed: “Ela fala de mim, se eu não tivesse ouvido rock and roll no rádio quando criança, jamais desconfiaria que havia vida no planeta. Foi o rock que me salvou.”

John Cale não estava mais na banda, Maurren Tucker não participou, apesar de estar creditada, das gravações por estar grávida e seria o último disco com a participação de Lou Reed, que aliás não gostou de terem editado algumas partes do disco.

Loaded_09

Polêmicas à parte, “Loaded” mostra que não devemos desistir na primeira tentativa, lição que aprendi com este álbum excelente.

FAIXAS

Todas as músicas compostas por Lou Reed.

Lado 1

   1) Who Loves the Sun

   2) Sweet Jane

   3) Rock & Roll

   4) Cool It Down

   5) New Age

Lado 2

   1) Head Held High

   2) Lonesome Cowboy Bill

   3) I Found a Reason

   4) Train Round the Bend

   5) Oh! Sweet Nuthin

MÚSICAS

Clique na imagem para ouvir:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s