Paulo Fernandes
.
DEIXA ROLAR
Se considerarmos os álbuns lançados pelos Rolling Stones na década de 1970, após “Exile on Main Street”, de 1972, seria de se esperar uma entrada morna na década de 1980, com mais do mesmo. O primeiro álbum da década, “Emotional Rescue”, de 1980, não me empolgou muito.
Porém quando Start Me Up começou a tocar no rádio foi o prenúncio de algo especial no ar. Numa das minhas visitas ao Bazar Paulistinha, lá estava o álbum “Tattoo You” numa chamativa capa vermelha. Estávamos em 1981.
O álbum abre justamente com uma das músicas mais conhecidas dos Stones, e presença constante nos shows desde então: Start me Up, e segue firme em rocks vibrantes até o final do lado A – Hang Fire, Little T&A, Black Limousine e Neighbours – passando por um R&B funkeado da pesada: Slave, primeira das três faixas do disco que conta com a presença especialíssima do saxofonista Sonny Rollins.
Que bom, os caras ainda conseguiam tirar o limo das pedras e fazê-las rolar.
.
O LADO BALADEIRO DOS STONES
O álbum é claramente dividido em 2 momentos climáticos distintos: O lado A roqueiro e festivo e o lado B só de baladas e tranqüilo. Mas não são aquelas baladinhas insossas para “encher-linguiça”, são músicas super inspiradas e bem construídas, com destaques para Tops, Heaven e, encerrando o álbum, Waiting on a Friend, onde mais uma vez o sax de Sonny Rollins dá um brilho marcante à música stoneana.
.
A ÚLTIMA GRANDE PEDRADA
Parece estranho pensar que um álbum perfeito, onde nenhuma música é descartável, foi montado, em sua maior parte, com sobras de gravações de álbuns anteriores, que foram retrabalhadas.
O surpreendente “Tattoo You” foi um sucesso estrondoso de crítica e público, algo que foi difícil para a banda conseguir novamente em seus álbuns posteriores. Em minha opinião a última grande pedrada fonográfica de um grupo que completou 50 anos de existência no ano de 2013.
“Tattoo You” rendeu vídeo clipes para cinco de suas faixas, que parecem ter sido feitos numa mesma sessão de filmagens. Um tom minimalista, divertido e debochado está presente em todos eles.
.
FAIXAS
Todas as músicas compostas por Jagger e Richards, exceto as indicadas.
Lado A
1) Start Me Up
2) Hang Fire
3) Slave
4) Little T&A
5) Black Limousine (Jagger / Richards / Wood)
6) Neighbours
Lado B
1) Worried About You
2) Tops
3) Heaven
4) No Use in Crying (Jagger / Richards / Wood)
5) Waiting on a Friend
.
FAIXAS
Álbum Completo:
.
Clipes: