Há mais coisas em comum entre o Funk e o Rock do que sonha sua filosofia

Paulo Fernandes

jamesbrownmickjagger

Quando pergunto a algum roqueiro se ele gosta de Funk, a resposta é invariavelmente negativa, quando não carregada de interjeições de espanto e pavor. A culpa dessa aversão preconcebida pode ser atribuída a um estilo musical nascido na década de 1980 no Rio de Janeiro – que pouco ou quase nada tem a ver com o funk original – denominado Funk Carioca.

Aos que superaram suas fobias e conseguiram chegar até este ponto do texto, peço que confiem em mim e não se arrependerão (assim espero!) e poderão até se surpreender com o que está por vir.

. 

O FUNK 

O Funk, assim como o Rock, nasceu da mistura de ritmos afro-americanos dos Estados Unidos: soul, jazz e rhythm and blues (R&B). O termo funk, graças a sua conotação sexual, já era usado no jazz para expressar uma música mais quente e dançante.

James Brown com os Rolling Stones

James Brown com os Rolling Stones

Foi apenas na metade da década de 1960 que esse termo passou a designar um estilo musical sincopado e fortemente calcado no contrabaixo e na bateria. E a figura de proa dessas primeiras manifestações do funk foi James Brown.

No final da década de 1960 apareceram dois grandes e importantes conjuntos de funk: Tower of Power e Sly & Family Stone (que tocou em Woodstock!)

Sly Stone e sua "família"

Sly Stone e sua “família”

. 

O FUNK SE ENCONTRA COM O ROCK

Um dos primeiros nomes originários do rock a se interessar pelo funk foi nada menos que o melhor guitarrista da história do rock: Jimi Hendrix. Hendrix, principalmente na época de sua Band of Gypsys, usou elementos de funk em algumas de suas músicas.

Na década de 1970 o casamento do rock com o funk, o Funk Rock, teve como padrinho George Clinton, que com suas duas bandas, Funkadelic e Parliament, mesclou rock pesado, rock psicodélico e funk numa mistura eletrizante.

George Clinton

George Clinton

No final da década de 1970 o funk pariu a Disco Music, que por sua vez influenciou o rock New Wave dos anos 1980.

No final da década de 1980 e início dos anos 1990, o funk tradicional começou a perder terreno para o Hip-Hop e outros ritmos dançantes baseados na eletrônica. Por outro lado esse mesmo funk tradicional passa a fazer parte do cardápio de bandas de rock, revivendo o funk rock e gerando o Funk Metal.

David Bowie e James Brown

David Bowie e James Brown

Esse casamento parece duradouro, que o digam, entre outros, Red Hot Chili Peppers e Lenny Kravitz. A lista de artistas e bandas de rock que beberam, e bebem, nas águas do funk é imensa, cuja pequena amostra vocês poderão ver e ouvir na Galeria de Vídeos deste artigo, mas, citemos alguns: Led Zeppelin, Eric Burdon & War, Talking Heads, Deep Purple (na era Coverdale), Rolling Stones, David Bowie, Frank Zappa, Iggy Pop, Queen, Jeff Beck, Blondie, The Clash e Titãs.

Então vamos atender ao convite do Wild Cherry – que foi um grupo de funk rock dos 70s endereçado aos amantes do rock ‘n roll: “Play that funky music”.

.

MÚSICAS

Jimi Hendrix – Izabella:

Eric Burdon & War – Spill the Wine:

Led Zeppelin – The Crunge:

Jeff Beck – Come Dancing:

Deep Purple – Sail Away:

Frank Zappa – Dirty Love:

Rolling Stones – Miss You:

Iggy Pop – Sister Midnight:

Blondie – Rapture:

David Bowie – Fame:

Queen – Another One Bites the Dust:

Talking Heads – Girlfriend Is Better:

The Clash – Overpowered by Funk:

Titãs – O Quê?:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s