Quando pergunto a algum roqueiro se ele gosta de Funk, a resposta é invariavelmente negativa, quando não carregada de interjeições de espanto e pavor. A culpa dessa aversão preconcebida pode ser atribuída a um estilo musical nascido na década de 1980 no Rio de Janeiro – que pouco ou quase nada tem a ver com o funk original – denominado Funk Carioca.
Aos que superaram suas fobias e conseguiram chegar até este ponto do texto, peço que confiem em mim e não se arrependerão (assim espero!) e poderão até se surpreender com o que está por vir.
O FUNK
O Funk, assim como o Rock, nasceu da mistura de ritmos afro-americanos dos Estados Unidos: soul, jazz e rhythm and blues (R&B). O termo funk, graças a sua conotação sexual, já era usado no jazz para expressar uma música mais quente e dançante.
Foi apenas na metade da década de 1960 que esse termo passou a designar um estilo musical sincopado e fortemente calcado no contrabaixo e na bateria. E a figura de proa dessas primeiras manifestações do funk foi James Brown.
No final da década de 1960 apareceram dois grandes e importantes conjuntos de funk: Tower of Power e Sly & Family Stone (que tocou em Woodstock!)
O FUNK SE ENCONTRA COM O ROCK
Um dos primeiros nomes originários do rock a se interessar pelo funk foi nada menos que o melhor guitarrista da história do rock: Jimi Hendrix. Hendrix, principalmente na época de sua Band of Gypsys, usou elementos de funk em algumas de suas músicas.
Na década de 1970 o casamento do rock com o funk, o Funk Rock, teve como padrinho George Clinton, que com suas duas bandas, Funkadelic e Parliament, mesclou rock pesado, rock psicodélico e funk numa mistura eletrizante.
No final da década de 1970 o funk pariu a Disco Music, que por sua vez influenciou o rock New Wave dos anos 1980.
No final da década de 1980 e início dos anos 1990, o funk tradicional começou a perder terreno para o Hip-Hop e outros ritmos dançantes baseados na eletrônica. Por outro lado esse mesmo funk tradicional passa a fazer parte do cardápio de bandas de rock, revivendo o funk rock e gerando o Funk Metal.
Esse casamento parece duradouro, que o digam, entre outros, Red Hot Chili Peppers e Lenny Kravitz. A lista de artistas e bandas de rock que beberam, e bebem, nas águas do funk é imensa, cuja pequena amostra vocês poderão ver e ouvir na Galeria de Vídeos deste artigo, mas, citemos alguns: Led Zeppelin, Eric Burdon & War, Talking Heads, Deep Purple (na era Coverdale), Rolling Stones, David Bowie, Frank Zappa, Iggy Pop, Queen, Jeff Beck, Blondie, The Clash e Titãs.
Então vamos atender ao convite do Wild Cherry – que foi um grupo de funk rock dos 70s – endereçado aos amantes do rock ‘n roll: “Play that funky music”.
MÚSICAS
Jimi Hendrix – Izabella:
Eric Burdon & War – Spill the Wine:
Led Zeppelin – The Crunge:
Jeff Beck – Come Dancing:
Deep Purple – Sail Away:
Frank Zappa – Dirty Love:
Rolling Stones – Miss You:
Iggy Pop – Sister Midnight:
Blondie – Rapture:
David Bowie – Fame:
Queen – Another One Bites the Dust:
Talking Heads – Girlfriend Is Better:
The Clash – Overpowered by Funk:
Titãs – O Quê?: