John Lee Hooker: O Blues do Dono da Voz

Paulo Fernandes

John Lee Hooker_02

     

VOZEIRÃO

Foram ingleses brancos, como Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page, que me levaram a procurar conhecer as raízes do blues. E na falta de material nacional, as coletâneas e compilações caseiras fizeram o papel dar uma amostra da música dos grandes bluesmen estadunidenses do passado. Num desses discos, chamado o “Melhor do Blues”, um vozeirão espetacular chamou-me a atenção ao entoar “one bourbon, one scotch and one beer”. Era John Lee Hooker.

John Lee Hooker_01

Ainda hoje, mesmo após sua morte em 2001 (aos 83 anos), John Lee Hooker continua a ser a voz que mais gosto dentre todos os grandes blueseiros dos EUA.

 

O TRIBUTO DO ROCK

Hooker nasceu em 1917 no berço do blues: o estado do Mississippi, EUA. Sua carreira musical começou para valer em 1948, com o sucesso da música Boogie Chillen. Já então utilizava seu estilo de cantar meio falado que se tornou sua marca registrada.

John Lee Hooker_CP

Fiel ao seu estilo de cantar e tocar guitarra, Hooker foi levando sua carreira com relativo sucesso em seu país ser “descoberto” pela juventude inglesa no início da década de 1960 e tornar-se conhecido mundialmente.

John Lee Hooker_05

A influência de Hooker é citada por várias bandas e músicos de rock: Rolling Stones, Eric Clapton, The Animals, Van Morrison, e Canned Heat, entre outros. Com estes e outros fez apresentações conjuntas e gravou álbuns de destaque. É memorável o que gravou junto ao Canned Heat, chamado “Hooker & Heat”.

John Lee Hooker_06Incontáveis são os músicos e grupos de rock que regravaram suas músicas, entre eles Animals, Yardbirds, Jimi Hendrix e Led Zeppelin.

John Lee Hooker_04

O mestre Hooker (em primeiro plano) secundado por Ron Wood e Eric Clapton

O grande vozeirão calou-se em 21 de junho de 2001, porém seu legado para o blues, e também para o desenvolvimento do rock, é eterno.

  

MÚSICAS

 

Clique na imagem para ouvir:

John Lee Hooker_GV

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s