Paulo Fernandes
.
Imagine ser roqueiro no Brasil dos anos 1970, quando os puristas da “verdadeira” música brasileira ainda consideravam o rock como uma arma de dominação do imperialismo ianque: um inimigo a ser combatido. Imagine ainda ser mulher e roqueira, e, para complicar mais, com esse nome de batismo: Rita Lee Jones.
Pois é, era uma situação que beirava a marginalidade para quem quisesse ter reconhecimento artístico fazendo rock, mesmo após os tropicalistas terem dado a dica, de misturar rock e outros ritmos “alienígenas” à MPB, no final da década de 1960. E não é que Rita Lee conseguiu!?
.
CARREIRA PÓS-MUTANTES
Ainda como membro dos Mutantes, Rita lançou 2 discos solo: “Build Up” de 1970, com o sucesso José, e “Hoje É o Primeiro Dia do Resto de Sua Vida” de 1972.
Os desentendimentos de Rita com o resto da banda, agravados por sua separação de Arnaldo Baptista, acabaram por levar este a despedi-la dos Mutantes em 1973. O motivo alegado para sua saída foi que ela não se encaixava com o novo direcionamento musical do grupo que era fazer rock progressivo na linha do Yes.
Após um rápido período em dupla com a cantora Lucia Turnball, As Cilibrinas do Éden, Rita Lee juntou um time de excelentes músicos e montou a banda Tutti Frutti.
Em 1974 gravou seu terceiro disco, “Atrás do Porto Tem uma Cidade”, cuja faixa Mamãe Natureza se tornou um sucesso nacional.
.
FRUTO PROIBIDO
“Fruto Proibido” foi lançado em 1975, e mostra de maneira vigorosa todo o talento de Rita como compositora. O disco tem uma pegada roqueira – que foi ficando cada vez mais diluída nos trabalhos posteriores de Rita – e letras cheias de ironia e humor.
O disco começa “de leve” com Dançar Pra Não Dançar e seu pianinho de vaudeville na introdução, para em seguida agitar com os rocks Agora Só Falta Você e Fruto Proibido. Cartão Postal é um blues tradicional. Sobra ironia e influências de soul music em Esse Tal de Roque Enrow, parceria com o futuro mago Paulo Coelho.
Luz Del Fuego traça um paralelo entre a dançarina homônima dos anos 50, precursora do naturismo no Brasil, e a própria Rita: uma mulher contestadora e sem medo! Pirataria é uma música com um ritmo divertido e uma letra de desabafo e contestação.
Será que a família que Rita canta na balada, com toques de blues, Ovelha Negra seria a “sagrada família da MPB”? Essa música foi um sucesso espetacular e conta um belíssimo solo de guitarra de Luís Sérgio Carlini.
Nos anos 1980, já casada com o guitarrista Roberto de Carvalho, Rita se tornou uma superstar e suas letras mescladas com romantismo continuaram afiadas e seu som tendeu para uma linha mais pop, porém nunca mais tão rock and roll como nesse disco.
.
FAIXAS
Lado A
- Dançar Pra Não Dançar (Rita Lee)
- Agora Só Falta Você (Rita Lee, Luís Sérgio)
- Cartão Postal (Rita Lee, Paulo Coelho)
- Fruto Proibido (Rita Lee)
- Esse Tal de Roque Enrow (Rita Lee, Paulo Coelho)
Lado B
- O Toque (Rita Lee, Paulo Coelho)
- Pirataria (Lee Marcucci, Rita Lee)
- Luz Del Fuego (Rita Lee)
- Ovelha Negra (Rita Lee)
.
MÚSICAS
.
Ouça o álbum completo:
Obrigado por me recuperarem esta pedra preciosa que eu tinha, da época em que foi lançado, porem me foi roubado. Vocês são a salvação da minha lavoura. Grande abraço do PASTINHA/ANÁPOLIS-GO
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito legal, descobri essa semana que Esse tal de Roque Enrow é da Rita Lee sozinha e não dos mutantes. E há alguns segundos descobri que é parceria com Paulo Coelho também… hehe Muito bom!
CurtirCurtido por 1 pessoa