Disco Nota 11: “Ten” – Pearl Jam

Paulo Fernandes

Ten_CP_0

.

O GRUNGE GRUNHE NO HOLLYWOOD ROCK

Nome feio esse tal de grunge, sempre me lembra grunhir. Quando a mídia voraz voltou seus olhos e garras para Seattle no início da década de 1990, eu fiquei quieto no meu canto esperando algo de novo e consistente no rock.

Foi quando me deparei, na conceituada revista semanal Veja, com a foto do disco “Nevermind” do Nirvana. Era uma reportagem sobre novos nomes da música mundial e havia também a capa do disco “Shepherd Moons” da Enya. Achei a capa muito bacana e pelo nome Nirvana pensei, a princípio, se tratar de música new age, mas alguém me disse que o som não correspondia à capa. Fiquei quieto.

Nirvana no Hollywood Rock

Nirvana no Hollywood Rock

Então calhou de, em uma noite insone, eu ligar o televisor e dar de cara com a transmissão do 4º Hollywood Rock, festival de 1993 no Brasil, e quem estava tocando?  Aquela banda de Seattle que pegou emprestado seu nome das religiões indianas – Nirvana: “estado permanente e definitivo de beatitude, felicidade e conhecimento, meta suprema do homem religioso, obtida através de disciplina ascética e meditação” – Dicionário Houaiss.

O que vi, e ouvi, não se parecia em nada com o Nirvana budista. Uns sujeitos tocando propositadamente mal, uma música repetitiva de 2 estágios: rápido – lento – rápido – lento… Detestei, ainda mais que eles pareciam estar se lixando para a plateia.

.

REDENÇÃO SEM ALCANÇAR O NIRVANA

Pensei que meu incipiente interesse no grunge havia morrido naquela noite.

Porém minha alma sempre anseia pela elevação, em atingir o Nirvana (o estado espiritual) – só espero que lá não toque Nirvana (a banda), e continuei meu caminho com olhos e ouvidos atentos.

Ten_08

E a busca me levou a Caldas Novas, mais precisamente à discoteca do Neno. Quando lá cheguei estava tocando uma música sensacional: pesada, sons elaborados de guitarra e um vocalista com uma bela voz de barítono. Era Even Flow do Pearl Jam.

.

UM DISCO NOTA 10 + 1

Não precisei, naquele momento, escutar mais nenhuma música de “Ten”, o primeiro disco do “Clash de Seattle” (O Nirvana é o Sex Pistols), deixei tal prazer para quando chegasse em casa.

Estou certo que “Ten” é bom justamente pelo ponto em que foi criticado pelos puristas do grunge na época de seu lançamento: o Pearl Jam não se prendia ao rock básico e primário de seus contemporâneos e alçava vôos maiores incorporando influências setentistas de baluartes do hard rock, como o Led Zeppelin (daí minha comparação entre o Pearl Jam e o Clash, este também havia extrapolado as fronteiras do punk).

Ten_03

O disco, apesar dos temas espinhosos das letras de Eddie Vedder (depressão, injustiças sociais, suicídio, solidão), tem a sua parte instrumental muito rica: forte, nervosa e melodiosa, gestada que foi em longas jam-sessions promovidas pelos instrumentistas do Pearl Jam, partindo principalmente das ideias (riffs poderosos) do guitarrista Stone Gossard e do baixista Jeff Ament, amparados por Mike McCredy (guitarra) e Dave Krusen (bateria). Eddie Vedder chegou depois com suas contundentes letras.

Ten_06

É um disco excelente do começo ao fim, o que acabou por eclipsar um pouco os ótimos álbuns posteriores do grupo, ficando como marco definitivo da música do Pearl Jam.

.

FAIXAS

1) Once (Vedder / Gossard)
2) Even Flow (Vedder / Gossard)
3) Alive (Vedder / Gossard)
4) Why Go (Vedder / Ament)
5) Black (Vedder / Gossard)
6) Jeremy (Vedder / Ament)
7) Oceans (Vedder / Ament / Gossard)
8) Porch (Vedder)
9) Garden (Vedder / Ament / Gossard)
10) Deep (Vedder / Ament / Gossard)
11) Release* (Krusen / Vedder / Ament / McCredy / Gossard)

* contém a faixa oculta Master/Slave.

.

MÚSICAS

Clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=_BqZUqeQgdw

 

Anúncios

Um comentário sobre “Disco Nota 11: “Ten” – Pearl Jam

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s