David Gilmour: Elegância Musical

Paulo Fernandes   

David-Gilmour_02

 

JÓIAS MUSICAIS

Guitarrista de estilo refinado e, até hoje, dono de uma bela voz, David Gilmour é mais conhecido como membro do Pink Floyd. Acontece que a produção de Gilmour fora do Pink Floyd, embora pequena, é muito interessante e merece ser apreciada. Foram apenas 3 álbuns de estúdio, mas são pequenas jóias musicais com cada um refletindo a época em que foi criado.

David Gilmour em 2 momentos distintos

David Gilmour em 2 momentos distintos

. 

“DAVID GILMOUR” – 1978 

O primeiro disco solo de Gilmour foi gravado antes do clássico “The Wall” do Pink Floyd, inclusive apresentando alguns elementos que seriam desenvolvidos naquele álbum.

David-Gilmour_05

Segundo Gilmour, ele realizou este disco como uma válvula de escape para tensão de estar durante 10 anos numa banda de sucesso e cujo relacionamento entre seus membros, em particular com Roger Waters, já se encontrava em vias de deterioração.

O álbum é calcado no blues e nas grandiosas passagens progressivas de guitarra típicas do trabalho de Gilmour, e que sentiríamos cada vez mais saudades quando do lançamento de “The Wall” e, principalmente, no último disco do Floyd com Waters: o depressivo “The Final Cut”.

“ABOUT FACE” – 1984

Este segundo trabalho solo de Gilmour é fruto do primeiro período de inatividade do Pink Floyd: após o lançamento de “The Final Cut”, em 1983 (em 1985, Waters decretaria o “fim” da banda) e antes de sua ressurreição, promovida por Gilmour, Nick Mason e Rick Wright em 1986.

David-Gilmour_06

Trabalho de libertação para o guitarrista, “About Face” está na mesma linha musical do primeiro disco, porém, em algumas faixas, nota-se a influência do pop oitentista em baladas e na dançante Blue Light. Pete Townshend, amigo de longa data de Gilmour, ajudou nas letras de algumas das músicas do álbum.

Para mim foi uma injeção de ânimo na época: após a decepção com “The Final Cut”, “About Face” foi uma redenção.

.

“ON A ISLAND” – 2006 

O último disco de Gilmour reflete a maturidade e a serenidade de um dos mais importantes músicos do rock de todos os tempos.

David-Gilmour_07

Canções tranqüilas e suaves aparecem em maior número do que nos álbuns anteriores, convivendo com as refinadas instrumentações de Gilmour. Participações especialíssimas de Rick Wright, David Crosby, Graham Nash e Robert Wyatt.

. 

COMPARAÇÃO INEVITÁVEL 

É inevitável que eu faça uma comparação entre o trabalho solo (de estúdio) de Gilmour e o de Waters, sem me aprofundar muito: Roger perde feio!!!

Não resisti à tentação de colocar uma foto da bela Polly Samson

Não resisti à tentação de colocar uma foto da bela Polly Samson

No começo de 2015, a mulher de David, Polly Samson, divulgou em seu perfil no Twitter que o marido estaria preparando material para o seu quarto álbum  de estúdio. Esperamos ansiosamente!

. 

MÚSICAS

Ouça os 3 álbuns completos:

“David Gilmour”

.

“About Face”

.

“On a Island”

 

Anúncios

Um comentário sobre “David Gilmour: Elegância Musical

  1. Obrigado amigos. Será meu email deste domingo. O primeiro e o terceiro não abriram pois “ESTE VÍDEO APRESENTA CONTEÚDO DO PINK FLOYD, QUE O BLOQUEOU, COM BASE NOS DIREITOS AUTORAIS”; O “ABOUT FACE” tocou.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s