Disco Nota 11: “Ziggy Stardust” – David Bowie

Paulo Fernandes

Ziggy_01

  

CINCO ANOS PARA O FIM

Era uma vez um alienígena que chega à Terra para avisar aos humanos que o planeta será destruído dentro de 5 anos. O tal E.T. adota o nome de Ziggy Stardust e sua missão é conscientizar a humanidade com uma mensagem de amor e de esperança, de tal forma a reverter o fim do planeta.

Para melhor executar sua missão, Ziggy se torna um ídolo do rock, um novo messias, acompanhado pelo grupo The Spiders from Mars. O problema é que Ziggy chega à Terra bem no auge do desbunde pós-hippie, não consegue escapar das tentações hedonistas da primeira metade da década de 1970, e cai na farra e nos excessos de sexo (com mulheres e homens), drogas (todas) e rock ‘n’ roll (o glam rock).

Ao final da história, um decadente Ziggy abandona seus propósitos iniciais e suicida-se.

. 

ZIGGYMANIA

O álbum conceitual de título quilométrico: “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars” foi lançado em 1972 e trouxe um dos personagens mais marcantes criados por David Bowie, ele encarnava com tanta convicção a figura de Ziggy Stardust, que durante algum tempo suas identidades se confundiram.

Ziggy_03

O público do músico abraçou com tanto afinco o personagem, que se vestia e agia como Ziggy. Estava implantada a Ziggymania que deu um grande impulso a carreira de Bowie.

.

AS ARANHAS DE MARTE E A MÚSICA DE ZIGGY STARDUST

The Spiders from Mars, a banda que acompanhou Bowie/Ziggy na gravação do disco e nas turnês subseqüentes era composta por Mick Ronson (guitarra, teclados, vocais), Trevor Bolder (baixo) e Mick Woodmansey (bateria). A mesma turma que participou do álbum anterior “Hunky Dory”, de 1971.

Ziggy_04

O álbum abre um novo caminho para música de Bowie: num diálogo com o glam rock, “Ziggy Stardust” influencia e mostra direções, ao mesmo tempo que recebe influências de nomes como T. Rex, Velvet Underground e Stooges. Destaque para a guitarra eficientíssima de Mick Ronson.

Ziggy_05

Bowie e Ronson

Era Bowie como ponta de lança das tendências roqueiras, papel que ele desempenharia muito bem durante toda a década de 1970 e início da de 1980.

.

A HISTÓRIA, FAIXA A FAIXA, DE ZIGGY STARDUST

Ziggy_06

O texto a seguir, descrevendo o tema de cada canção, foi tirado de um excelente verbete em espanhol da Wikipedia:

http://es.wikipedia.org/wiki/The_Rise_and_Fall_of_Ziggy_Stardust_and_the_Spiders_from_Mars

Five Years: Anuncia que a Terra está condenada à destruição em cinco anos devido ao esgotamento de seus recursos naturais.

Soul Love: Referências a vários tipos de amor.

Moonage Daydream: Ziggy se apresenta como um invasor espacial que quer salvar o mundo transformando-se em uma “rock’n’roll bitch”.

Starman: Mostra como o extraterrestre se conecta com os jovens pelo rádio para anunciar a salvação, apesar do mundo não estar preparado para sua mensagem. Segundo Bowie, está cheia de mentiras que Ziggy escreveu para que os terráqueos o seguissem.

It Ain’t Easy: Uma composição do músico de blues Ron Davies mostrando as dificuldades que existem no caminho para o estrelato.

E.T. phone home!

“E.T. phone home!”

Lady Stardust: Ziggy começa a se travestir no palco provocando a admiração do público.

Star: Manifestação do desejo de Ziggy em ser uma estrela do rock.

Hang On to Yourself: Ziggy e os Spiders from Mars estão no auge do sucesso e têm a seus pés muitos admiradores que querem fazer sexo com eles. Riff de guitarra a Eddie Cochran.

Ziggy Stardust: De ego inflado, Ziggy começa seu processo de decadência e decide dissolver a banda, The Spiders from Mars.

Suffragette City: Após a ruptura com seu grupo, Ziggy deixa de lado seus propósitos e sua vida anterior. Agora só lhe interessa o sexo e as drogas.

Rock’n’Roll Suicide: O suicídio de Ziggy e o fim da história. 

. 

FAIXAS 

Todas as músicas compostas por David Bowie, exceto a indicada.

Lado A

1) Five Years
2) Soul Love
3) Moonage Daydream
4) Starman
5) It Ain’t Easy (Ron Davies)

Lado B

1) Lady Stardust
2) Star
3) Hang on to Yourself
4) Ziggy Stardust
5) Suffragette City
6) Rock ‘n’ Roll Suicide

. 

MÚSICAS

Ouça o álbum completo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s