Paulo Fernandes
CINCO ANOS PARA O FIM
Era uma vez um alienígena que chega à Terra para avisar aos humanos que o planeta será destruído dentro de 5 anos. O tal E.T. adota o nome de Ziggy Stardust e sua missão é conscientizar a humanidade com uma mensagem de amor e de esperança, de tal forma a reverter o fim do planeta.
Para melhor executar sua missão, Ziggy se torna um ídolo do rock, um novo messias, acompanhado pelo grupo The Spiders from Mars. O problema é que Ziggy chega à Terra bem no auge do desbunde pós-hippie, não consegue escapar das tentações hedonistas da primeira metade da década de 1970, e cai na farra e nos excessos de sexo (com mulheres e homens), drogas (todas) e rock ‘n’ roll (o glam rock).
Ao final da história, um decadente Ziggy abandona seus propósitos iniciais e suicida-se.
.
ZIGGYMANIA
O álbum conceitual de título quilométrico: “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars” foi lançado em 1972 e trouxe um dos personagens mais marcantes criados por David Bowie, ele encarnava com tanta convicção a figura de Ziggy Stardust, que durante algum tempo suas identidades se confundiram.
O público do músico abraçou com tanto afinco o personagem, que se vestia e agia como Ziggy. Estava implantada a Ziggymania que deu um grande impulso a carreira de Bowie.
.
AS ARANHAS DE MARTE E A MÚSICA DE ZIGGY STARDUST
The Spiders from Mars, a banda que acompanhou Bowie/Ziggy na gravação do disco e nas turnês subseqüentes era composta por Mick Ronson (guitarra, teclados, vocais), Trevor Bolder (baixo) e Mick Woodmansey (bateria). A mesma turma que participou do álbum anterior “Hunky Dory”, de 1971.
O álbum abre um novo caminho para música de Bowie: num diálogo com o glam rock, “Ziggy Stardust” influencia e mostra direções, ao mesmo tempo que recebe influências de nomes como T. Rex, Velvet Underground e Stooges. Destaque para a guitarra eficientíssima de Mick Ronson.
Era Bowie como ponta de lança das tendências roqueiras, papel que ele desempenharia muito bem durante toda a década de 1970 e início da de 1980.
.
A HISTÓRIA, FAIXA A FAIXA, DE ZIGGY STARDUST
O texto a seguir, descrevendo o tema de cada canção, foi tirado de um excelente verbete em espanhol da Wikipedia:
http://es.wikipedia.org/wiki/The_Rise_and_Fall_of_Ziggy_Stardust_and_the_Spiders_from_Mars
Five Years: Anuncia que a Terra está condenada à destruição em cinco anos devido ao esgotamento de seus recursos naturais.
Soul Love: Referências a vários tipos de amor.
Moonage Daydream: Ziggy se apresenta como um invasor espacial que quer salvar o mundo transformando-se em uma “rock’n’roll bitch”.
Starman: Mostra como o extraterrestre se conecta com os jovens pelo rádio para anunciar a salvação, apesar do mundo não estar preparado para sua mensagem. Segundo Bowie, está cheia de mentiras que Ziggy escreveu para que os terráqueos o seguissem.
It Ain’t Easy: Uma composição do músico de blues Ron Davies mostrando as dificuldades que existem no caminho para o estrelato.
Lady Stardust: Ziggy começa a se travestir no palco provocando a admiração do público.
Star: Manifestação do desejo de Ziggy em ser uma estrela do rock.
Hang On to Yourself: Ziggy e os Spiders from Mars estão no auge do sucesso e têm a seus pés muitos admiradores que querem fazer sexo com eles. Riff de guitarra a Eddie Cochran.
Ziggy Stardust: De ego inflado, Ziggy começa seu processo de decadência e decide dissolver a banda, The Spiders from Mars.
Suffragette City: Após a ruptura com seu grupo, Ziggy deixa de lado seus propósitos e sua vida anterior. Agora só lhe interessa o sexo e as drogas.
Rock’n’Roll Suicide: O suicídio de Ziggy e o fim da história.
.
FAIXAS
Todas as músicas compostas por David Bowie, exceto a indicada.
Lado A
1) Five Years
2) Soul Love
3) Moonage Daydream
4) Starman
5) It Ain’t Easy (Ron Davies)
Lado B
1) Lady Stardust
2) Star
3) Hang on to Yourself
4) Ziggy Stardust
5) Suffragette City
6) Rock ‘n’ Roll Suicide
.
MÚSICAS
Ouça o álbum completo: