OK Blitz! Você Venceu!

Paulo Fernandes

Blitz_05

.

VOCÊ NÃO SOUBE ME AMAR

Num tempo, parece que foi ontem, em que as rádios FM ainda tocavam música boa – por incrível que pareça as FMs tocavam música! – mais precisamente no ano de 1982, seria impossível ao correr o seletor do aparelho de rádio pelas emissoras não ouvir a música Você não Soube me Amar.

Blitz_09

Blitz era o nome da banda, que mais parecia uma trupe teatral. E não deixava de ser. Comandada pelo ator carioca Evandro Mesquita, que havia participado do lendário grupo de teatro Asdrubal Trouxe o Trombone, a Blitz conquistou o Brasil com sua proposta de unir rock, humor e performances teatrais, algo semelhante ao que o B-52s fazia nos EUA.

. 

OK! VOCÊS VENCERAM

Uma das bandas pioneiras da revolução/renovação do rock brasileiro da década de 1980, a Blitz, além de Evandro nos vocais e guitarra, era formada por Fernanda Abreu (vocais), Márcia Bulcão (vocais), Ricardo Barreto (guitarra), Antônio Pedro Fortuna (baixo), Billy Forghieri (teclados) e Juba (bateria, após rápida passagem de Lobão).

Amparado pelo sucesso acachapante do compacto Você não Soube me Amar, foi lançado, ainda em 1982, o primeiro álbum: “As Aventuras da Blitz”. Assim como o compacto, o álbum cai nas graças do público e emplacou mais um sucesso: Mais uma de Amor (Geme Geme).

Blitz_01

O segundo álbum, “Radio Atividade”, saiu em 1983 e manteve o interesse pela banda em alta com suas melodias alegres e dançantes, letras engraçadas e picantes, trocadilhos, rimas fáceis e sonoras.

Trechos tirados das músicas da banda eram usados nas conversas informais, principalmente entre os jovens: “OK! Você venceu”, “Eu te amo eu me adoro”, “Mas rrrealmente… (originalmente do Chacrinha)”, “Calma Betty, calma”, “Só quero passar um weekend com você”, “Minha alma geme por você”, “Eu não consigo te ver sem mim”, “Fugiu, desapareceu, escafedeu-se”. Fenômeno de massas (bons tempos!).

Blitz_04

Em 1984, após o lançamento de “Blitz 3” (o terceiro álbum), a banda se separou. Em 1985 se reuniram para a apresentação no primeiro “Rock in Rio”. Desde então alguns integrantes vêm se reunido ocasionalmente para shows e lançamentos de discos, porém com repercussões que em nada que se comparam ao estrondoso impacto dos primeiros anos.

. 

CURIOSIDADES

As 2 últimas faixas do primeiro álbum da Blitz (Ela quer Morar Comigo na Lua e Cruel Cruel Esquizofrenético Blues) foram proibidas pela censura na época do lançamento do disco. Como as cópias já haviam sido impressas, a gravadora resolveu riscar as faixas diretamente no vinil.

Fernanda Abreu se lançou em uma bem sucedida carreira solo, em 1990, dando ênfase à mistura de funk e samba.

Evandro Mesquita atuou no filme “O Segredo da Múmia”, de 1982, e em determinado momento soltou o bordão “OK! Você venceu”, só não pediu batata frita.

.

MÚSICAS (VÍDEOS)

 

Anúncios

Um comentário sobre “OK Blitz! Você Venceu!

  1. Excelente viagem. Fiquei a Dois Passos do Paraíso dos anos 80, quando meus filhos BETINHO E PATRICIA, adolescentes, reuniam as tribos deles e furavam os discos da BLITZ e do RPM, de tanto tocar. A BLITZ foi pai e mãe dos MAMONAS ASSASSINAS.- Gostei tanto que vai ser meu e.mail 2015/221,do próximo domingo=16/08. Direto do KAVERN CLUB PASTINHA’S, um abraço deste Velho/73 Roqueiro.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s