B-52s: Bombardeio de Humor

Paulo Fernandes

B-52s_07.

Uma coisa acontece comigo e creio que com a maioria dos que viveram as festas roqueiras dos anos 80: toda vez que penso em new wave, o B-52s me vem à cabeça!

Esse grupo oriundo da cidade de Athens, Geórgia, EUA (berço também do R.E.M.) se destacou tanto no cenário pós-punk, que acabou por se tornar sinônimo de new wave. O nome do grupo é emprestado de um avião bombardeiro da força aérea estadunidense: B-52 Stratofortress, utilizado a partir de 1955.

.

COMÉDIA TEATRAL

A receita musical do B-52s contempla um verdadeiro teatro: Fred Schneider, com seus vocais declamados, dialoga com as vozes estridentes de Cindy Wilson e Kate Pierson para contar historinhas bizarras, engraçadas e, por vezes, picantes. O irmão de Cindy, Ricky Wilson (guitarra), e Keith Strickland (bateria) dão a sustentação para a original mistura de rock dançante e muito humor.

1980 --- Kate Pierson, Fred Schneider, Keith Strickland, Cindy Wilson and Ricky Wilson of The B-52s. --- Image by © Lynn Goldsmith/CORBIS

Algo que chama bastante atenção, principalmente nos primeiros anos do grupo, é visual exagerado das 2 cantoras, incluindo penteados bolo-de-noiva, e a figura estranha de Fred Schneider, que parece saída de um filme B dos anos 50.

É impossível ficar parado ou indiferente à música do B-52s, tal é sua energia e alto astral. A brincadeira toda começou em 1976. Em 1979 foi lançado o primeiro álbum, “The B-52’s” (ainda com o apóstrofo) em 1979. Com esse disco de estreia conquistaram o público e a crítica com sucessos eternos como Rock Lobster e Planet Claire. Em 1980 é a vez de “Wild Planet”, que segue a mesma, e excelente, linha musical de seu antecessor. Esse é o meu preferido.

B-52s_08

A banda participou, com retumbante sucesso, do primeiro “Rock in Rio” de 1985. Nesse mesmo ano a morte de Ricky Wilson deixou todos profundamente abalados, ainda mais que Ricky era o grande esteio musical da banda, mas eles decidiram seguir em frente.

Apesar de alguns percalços no caminho a trupe continua na ativa e fiel a sua proposta musical que, desde seu início, influenciou tantos outros grupos pelo mundo afora (que me dizem da brasileira Blitz?).

.

CURIOSIDADES

Em 1968 um avião B-52, com 4 bombas nucleares, caiu numa área congelada de mar na Groenlândia. Segundo consta apenas 3 das bombas foram recuperadas. Coisas da Guerra Fria (nesse caso gelada!).

B-52, o bombardeiro

B-52, o bombardeiro

A marcante voz de Kate Pierson pode ser ouvida nas músicas Candy de Iggy Pop e Shiny Happy People dos conterrâneos do R.E.M.

.

MÚSICAS (VÍDEOS)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s