Diálogos Musicais: “Meu Caro Amigo” de Chico Buarque e “Meu Caro Amigo Chico” de Luiz Ayrão

A música Meu Caro Amigo é uma bem-humorada crítica à situação política e econômica do Brasil na década de 1970. Composta por Chico Buarque e Francis Hime, ela faz parte do álbum “Meus Caros Amigos”, lançado por Chico em 1976.

Em ritmo de chorinho, a música é uma carta “gravada em disco” endereçada ao dramaturgo, e amigo dos compositores, Augusto Boal, à época, exilado em Portugal. A música descreve a difícil situação em que a maioria da população brasileira se encontrava sob a ditadura. Um detalhe da música para os que não viveram naqueles tempos obscuros: “Meu caro amigo eu bem queria lhe escrever / Mas o correio andou arrisco”, as correspondências “suspeitas” eram violadas, principalmente as que eram enviadas ao exterior.

A canção tem a participação de mestres instrumentistas do chorinho, entre ele o compositor e flautista Altamiro Carrilho e o clarinetista Abel Ferreira.

Em resposta à “carta” de Chico Buarque, o sambista Luiz Ayrão gravou, em 1977, a música Meu Caro Amigo Chico. Também um chorinho, a canção de Ayrão em resposta a Chico Buarque diz que, após saber que “a coisa aqui (no Brasil) está preta”, não pretende mais voltar (ao Brasil) como havia inicialmente planejado. Altamiro Carrilho também toca flauta nesta música.

Apesar das fortes críticas contidas nas duas músicas, elas acabarem sendo liberadas pela censura, pois a ditadura dava sinais de uma “abertura lenta e gradual”.

Agradeço ao meu caro amigo José Maurício pela sugestão das músicas!!!

Um comentário sobre “Diálogos Musicais: “Meu Caro Amigo” de Chico Buarque e “Meu Caro Amigo Chico” de Luiz Ayrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s