Diálogos Musicais: “Chain Gang” de Sam Cooke e “Back on the Chain Gang” dos Pretenders

Eu gosto muito das citações e interações entre duas ou mais obras de arte, seja uma música inspirada por um filme ou um filme que cita outros filmes, etc. Com o presente texto eu inauguro uma nova seção no Rockontro, “Diálogos Musicais”, na qual eu pretendo falar um pouco de canções que dialogam entre si, ou canções que citam outras canções.

Sam Cooke lançou Chain Gang como single em 1960 e ela se tornou um dos seus maiores sucessos desde então. A canção fala dos prisioneiros condenados a trabalhos forçados e o seu canto ritmado para ajudar na pesada rotina: “Hooh! Aah! Hooh! Aah! Hooh! Aah! Hooh! Aah!”.

Em 1982, os Pretenders atravessavam uma etapa difícil em sua carreira: o baixista Pete Farndon havia sido expulso por abuso de drogas, ele morreria um ano depois de ovedose. Dois dias depois o guitarrista James Honeyman-Scott morreu de overdose. Para complicar a líder Chrissie Hynde estava grávida e enfrentava dificuldades em seu relacionamento com seu companheiro Ray Davis (Kinks). Apesar de todos os problemas, Hynde garantiu que a banda não encerraria suas atividades.

E foi justamente como uma homenagem a Honeyman-Scott que os Pretenders dariam a volta por cima com a música Back on the Chain Gang. Ela foi lançada em outubro de 1982, é um dos singles de maior sucesso da banda e foi responsável por recolocar a carreira de Hynde e cia. nos trilhos. A música tem um belo solo de guitarra, executado pelo guitarrista escocês Billy Bremner. Ela faz a conexão com a música de Sam Cooke, além do nome, no coro “Hooh! Aah! Hooh! Aah! Hooh! Aah! Hooh! Aah!”.

Um comentário sobre “Diálogos Musicais: “Chain Gang” de Sam Cooke e “Back on the Chain Gang” dos Pretenders

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s