Disco Nota 11: “More Songs about Buildings and Food” – Talking Heads

MSaBaF_00

PARCERIA FRUTÍFERA

Apesar da qualidade e do relativo sucesso do seu álbum de estreia, “Talking Heads: 77”, os Talking Heads não haviam ficado muito satisfeitos com a produção de Tony Bongiovi (primo de Jon Bon Jovi). Por causa disto, para o seu segundo disco, “More Songs about Buildings and Food”, de 1978, convidaram um artista multitarefa de peso: o inglês Brian Eno. A química entre Eno e a banda, principalmente com o líder David Byrne, foi perfeita e gerou uma obra inovadora.

MSaBaF_03

O minimalismo do trabalho anterior continua aqui, mas percebe-se que a parte rítmica está mais consistente e elaborada, o que tornou este álbum bem mais dançante. Além disso, Brian Eno não se limitou a produzir e participa efetivamente como músico ao encaixar sons de seus sintetizadores e aparatos eletrônicos que dão sonoridades cheias de detalhes que conferem um brilho todo especial a cada uma das faixas.

MSaBaF_01

O álbum começa de forma arrasadora com a canção Thank You for Sending me an Angel, uma das melhores faixas de abertura que conheço. O ecletismo musical que fez a identidade da banda – a combinação de punk rock, new wave, vanguarda e funk – percorre todo o disco a emoldurar as letras estranhas e peculiares de Byrne.

Destaque para as faixas: The Girls Want to Be with the Girls, com seu teclado nervoso; Artists Only, onde nervosa é a interpretação de Byrne; Stay Hungry e seu teclado soturno; e uma versão para a música Take me to the River, de Al Green, cheia de força e balanço.

MSaBaF_02

Idealizada por Byrne e executada pelo artista Jimmy de Sana, a capa do álbum é um mosaico de fotografias Polaroid de cada um dos membros da banda. Foram 529 fotografias em close up.

A parceria entre Brian Eno e os Talking Heads ainda renderia mais dois excelentes álbuns: “Fear of Music” de 1979, e “Remain in Light” de 1980.

FAIXAS

Todas as músicas compostas por David Byrne, exceto as indicadas.

Lado A

1. Thank You for Sending me an Angel
2. With our Love
3. The Good Thing
4. Warning Sign (Byrne, Frantz)
5. The Girls Want to Be with the Girls
6. Found a Job

Lado B

1. Artists Only (Byrne, Zieve)
2. I’m not in Love
3. Stay Hungry (Byrne, Frantz)
4. Take me to the River (Green, Hodges)
5. The Big Country

MÚSICAS












 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s