IF – PINK FLOYD
A primeira edição que eu tive do álbum “Atom Heart Mother”, do Pink Floyd, foi uma nacional que tinha o selinho de gravação quadrafônica (SQ) na capa. Para quem não sabe o que é isso: significa que a reprodução do vinil apresenta quatro canais distintos. O mais comum é o estereofônico (dois canais) e há também o monoural (um só canal).
Só que para usufruir deste som, que preenchia o espaço, era necessário ter um equipamento com toca-discos e amplificador quadrafônicos. Não era o meu caso. O som do disco era bem abafado, sem brilho, nem clareza. A faixa que mais sofria era If, que abria o lado 2 do disco. Geralmente eu até a pulava para escutar a segunda faixa: Summer ’68.

Eu pensei que com uma versão do LP em quadrafônico teria um som melhor ouvindo em aparelho estereofônico. Ledo engano!
Só na década de 90, quando comprei a edição remasterizada de “Atom Heart Mother” em CD é que pude perceber a imensa beleza dessa pequena e singela joia sonora. Desde então ela é uma das minhas músicas preferidas do Pink Floyd. Na verdade todo álbum subiu no meu conceito, com o brilho e a clareza pude perceber ricos detalhes sonoros que estavam escondidos na citada edição quadrafônica.

Rudyard Kipling, poeta britânico nascido em Bombaim – Índia.
If é uma das mais bonitas músicas do Pink Floyd, entre as compostas exclusivamente por Roger Waters. Um poema de Rudyard Kipling, também chamado Se (If) (leia aqui), serviu de inspiração para a estrutura da letra da canção, só que enquanto Kipling escreveu para seu filho, Waters escreveu para si próprio. Apesar da temática um tanto depressiva, eu me sinto relaxado e tranquilo quando a escuto, devido muito ao seu clima pastoral e bucólico.

Roger Waters
LETRA
If I were a swan, I’d be gone
If I were a train, I’d be late
And if I were a good man, I’d talk with you
More often than I do
If I were to sleep, I could dream
If I were afraid, I could hide
If I go insane, please don’t put
Your wires in my brain
If I were the moon, I’d be cool
If I were a rule, I would bend
If I were a good man, I’d understand
The spaces between friends
If I were alone, I would cry
And if I were with you, I’d be home and dry
And if I go insane, will you still let
Me join in the game?
If I were a swan, I’d be gone
If I were a train, I’d be late again
If I were a good man, I’d talk with you
More often than I do
VÍDEOS
Música no álbum:
Música com a letra: