Quando o Zé Maurício me falou sobre os livros “Rock Raro”, de Wagner Xavier, foi numa época em que eu estava muito interessado em ouvir discos lançados na década de 90 e posteriores.
Foi graças a um grupo de email composto por garotos interessados em cavucar coisas setentistas, entre eles o Rafael Otoniel e o Fabio Lara, que minha atenção foi sendo novamente dirigida a um passado mais remoto do rock e adjacências, situado nas décadas de 60 e 70.
Agora eu estava pronto para me enveredar nos 700 grupos/álbuns comentados nos dois volumes de “Rock Raro”. Novamente entra em cena o Zé Maurício, que acionou o Diaz, lá na feira da Benedito Calixto em São Paulo, que conseguiu os livros a um preço camarada e com dedicatória do autor.
Com os livros na mão, no início de 2019, fiz um levantamento prévio do eu já tinha ouvido neste universo – como eu disse são 700 bandas, cada uma com um álbum – e cheguei ao seguinte resultado:
- Dos 700 álbuns, eu já tinha ouvido até então só 36 e destes possuía apenas 6.
Tracei um plano: Montar playlists no Spotify para tentar ouvir o maior número possível desses discos, nem todos estão disponíveis e alguns terei que procurar em outras plataformas. Os nomes das playlists seguem o volume (1 ou 2) dos livros e a ordem alfabética das bandas, por exemplo Rock Raro 1 B (grupos com nomes começados com B do livro 1).
Até o momento em que publiquei este texto eu estou no livro 1 e letra N. Então está assim minha contagem:
- Dos 700 álbuns, eu ouvi 235 e destes eu já tenho 11.
A ERA DE OURO DO ROCK
E afinal o que é rock raro?
Como nos explica o Wagner, são discos de bandas do que ele chama “Período de Ouro do Rock” – que vai da segunda metade da década de 60 até quase o final da década de 70 – que apesar de sua excelente qualidade musical não conseguiram o mesmo destaque de seus contemporâneos medalhões (Beatles, Stones, Led Zeppelin, Pink Floyd, etc.) e ficaram esquecidas no tempo. Por isso são discos difíceis de encontrar nos dias de hoje.
- Wagner Xavier e seus livros (Fonte: http://www.poeirazine.com.br)
Eu só tenho a concordar com o autor, e se eu já achava esse período riquíssimo, eu vi que eu estava só na superfície e ao empreender meu mergulho nesse profundo oceano tenho me surpreendido a cada dia ao encontrar pérolas de rara beleza. Esse é o maravilhoso e desconhecido mundo do rock!
MÚSICAS
Seria inviável eu colocar os 700 discos aqui, mas fica a dica para quem tiver Spotify procurar minhas playlists chamadas Rock Raro 1 A até Rock Raro 1 N O. Em breve o restante das letras do livro 1 e as do livro 2, mas como aperitivo vou colocar aqui algumas músicas:
Armageddon – Buzzard
Baker Gurvitz Army – Memory Lane
Cargo – Cross Talking
Dust – From a Dry Camel
The End – Dreamworld
Faust – Krautrock
Groundhogs – Sad is the Hunter
Head over Heels – Road Runner
It’s a Beautiful Day – White Bird
Julian Jay Savarin – Child of the Night
Kaleidoscope – The Sky Children
Luv Machine – Everything
Mushroom – Liathdan
Neu! – Hallogallo
Sugiro também:
Odin: https://www.youtube.com/watch?v=o7dvDVcXKpk
Floating Opera: https://www.youtube.com/watch?v=UvtS8YdTPoo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Calma Zé!!! Chego lá, ainda falta muita coisa para eu ouvir!!!
CurtirCurtir