Livros: “Rock Raro” de Wagner Xavier

Rock Raro_CP

Quando o Zé Maurício me falou sobre os livros “Rock Raro”, de Wagner Xavier, foi numa época em que eu estava muito interessado em ouvir discos lançados na década de 90 e posteriores.

Foi graças a um grupo de email composto por garotos interessados em cavucar coisas setentistas, entre eles o Rafael Otoniel e o Fabio Lara, que minha atenção foi sendo novamente dirigida a um passado mais remoto do rock e adjacências, situado nas décadas de 60 e 70.

Agora eu estava pronto para me enveredar nos 700 grupos/álbuns comentados nos dois volumes de “Rock Raro”. Novamente entra em cena o Zé Maurício, que acionou o Diaz, lá na feira da Benedito Calixto em São Paulo, que conseguiu os livros a um preço camarada e com dedicatória do autor.

Rock Raro_02

Com os livros na mão, no início de 2019, fiz um levantamento prévio do eu já tinha ouvido neste universo – como eu disse são 700 bandas, cada uma com um álbum – e cheguei ao seguinte resultado:

  • Dos 700 álbuns, eu já tinha ouvido até então só 36 e destes possuía apenas 6.

Tracei um plano: Montar playlists no Spotify para tentar ouvir o maior número possível desses discos, nem todos estão disponíveis e alguns terei que procurar em outras plataformas. Os nomes das playlists seguem o volume (1 ou 2) dos livros e a ordem alfabética das bandas, por exemplo Rock Raro 1 B (grupos com nomes começados com B do livro 1).

Até o momento em que publiquei este texto eu estou no livro 1 e letra N. Então está assim minha contagem:

  • Dos 700 álbuns, eu ouvi 235 e destes eu já tenho 11.

A ERA DE OURO DO ROCK

E afinal o que é rock raro?

Como nos explica o Wagner, são discos de bandas do que ele chama “Período de Ouro do Rock” – que vai da segunda metade da década de 60 até quase o final da década de 70 – que apesar de sua excelente qualidade musical não conseguiram o mesmo destaque de seus contemporâneos medalhões (Beatles, Stones, Led Zeppelin, Pink Floyd, etc.) e ficaram esquecidas no tempo. Por isso são discos difíceis de encontrar nos dias de hoje.

Rock Raro_01
Wagner Xavier e seus livros (Fonte: http://www.poeirazine.com.br)

Eu só tenho a concordar com o autor, e se eu já achava esse período riquíssimo, eu vi que eu estava só na superfície e ao empreender meu mergulho nesse profundo oceano tenho me surpreendido a cada dia ao encontrar pérolas de rara beleza. Esse é o maravilhoso e desconhecido mundo do rock!

 

MÚSICAS

Seria inviável eu colocar os 700 discos aqui, mas fica a dica para quem tiver Spotify procurar minhas playlists chamadas Rock Raro 1 A até Rock Raro 1 N O. Em breve o restante das letras do livro 1 e as do livro 2, mas como aperitivo vou colocar aqui algumas músicas:

Armageddon – Buzzard


Baker Gurvitz Army – Memory Lane


Cargo – Cross Talking


Dust – From a Dry Camel


The End – Dreamworld


Faust – Krautrock


Groundhogs – Sad is the Hunter


Head over Heels – Road Runner


It’s a Beautiful Day – White Bird


Julian Jay Savarin – Child of the Night


Kaleidoscope – The Sky Children


Luv Machine – Everything


Mushroom – Liathdan


Neu! – Hallogallo


 

Anúncios

2 comentários sobre “Livros: “Rock Raro” de Wagner Xavier

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s