MOZART
Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburgo, Áustria, em 27 de janeiro de 1756 e morreu em Viena, Áustria, em 5 de dezembro de 1791. Compositor do Período Clássico. Prodígio musical precoce, aos cinco anos escreveu suas primeiras peças. Ainda criança se apresentou como instrumentista em várias cidades da Europa, incluindo as cortes de Viena e Paris.
Compositor prolífico, Mozart escreveu músicas nas mais variadas formas ao longo de sua curta vida: sonatas, concertos, músicas sacras, sinfonias e óperas.
Mozart perseguiu o reconhecimento como compositor, depois como improvisador, e por fim como pianista, mas em vida ficou famoso apenas pelo virtuosismo ao piano e pelas suas inspiradas improvisações, tendo o sucesso como compositor chegado só postumamente.

Mozart (Tom Hulce) no filme “Amadeus”
Podemos dizer que Mozart virou um ícone da cultura popular nos dias de hoje, muito graças ao filme “Amadeus” (1984), de Milos Forman, baseado na peça teatral de mesmo nome de Peter Shaffer. Em 2009 estreou o espetáculo musical francês “Mozart, a Ópera Rock”, baseado na vida do compositor e com a mescla de suas obras musicais com elementos do pop e do rock.
-
Agradecimento especial ao mozartmaníaco e rockontrista Fábio Finotti pela valorosa ajuda no texto e no repertório.
MÚSICAS
Premiata Forneria Marconi – Faixa: Il Flauto Magico / Mozart: abertura da ópera “A Flauta Mágica”
Evanescence – Faixa: Lacrymosa / Mozart: “Lacrimosa (do Réquiem)”
Jon Anderson – Faixa: Ave Verum / Mozart: “Ave Verum Corpus”
Cássia Eller e Edson Cordeiro – Faixa: A Rainha da Noite + Satisfaction / Mozart: ária Rainha da Noite da ópera “A Flauta Mágica”
Triumvirat – Faixa: Across the Waters / Mozart: abertura da ópera “O Rapto no Serralho”
Yngwie Malmsteen – Faixa: Rondo alla Turca / Mozart: Sonata para Piano nº 11 – 3º movimento
Julian Art – Faixa: Symphony nº 25 (Guitar Version) – Mozart “Sinfonia nº 25 – 1º movimento”
Ekseption – Faixa: Rondo alla Turca / Mozart: Sonata para Piano nº 11 – 3º movimento
Bônus (kkk):
Falco – Rock Me Amadeus