Já há algum tempo em que eu queria escrever um artigo sobre música clássica e rock, porém nunca encontrava uma estrutura ideal com a qual começar.
Neste último final de semana a coisa finalmente ganhou forma. Eu estava a ouvir a banda neerlandesa Ekseption e pensei que ao invés de um artigo que tentasse abarcar um assunto tão vasto, o melhor seria uma nova série onde cada artigo trata-se de uma só banda e das peças clássicas que foram gravadas por ela.
E este primeiro trata exatamente do Ekseption, pois quase tudo que este grupo de Haarlem gravou é música clássica com roupagem de rock e jazz.
Tudo começou em 1967 sob a liderança do trompetista Rein van de Broeck. Em 1969 gravaram seu primeiro, e mais aclamado, álbum: “Ekseption”. Nesta época já estava no grupo o talentoso tecladista Rick van der Linden – primo do baterista do Focus, Pierre van der Linden.
De 1969 a 1989 foram 15 álbuns repletos de músicas clássicas retrabalhadas em rock progressivo. Fica até difícil selecionar só 11 faixas para publicar aqui.
MÚSICAS
Bach, J. S. – Toccata e Fuga em Ré Menor
Beethoven – 5ª Sinfonia – 1º movimento
Mozart – Sonata para piano nº 11 – Rondo “Alla Turca”
Khachaturian – Dança do Sabre
Manuel de Falla – Dança Ritual do Fogo
Gershwin – Rapsódia em Blue
Saint-Saëns – Dança Macabra
Rimsky-Korsakov – O Voo do Besouro
Mendelssohn – Concerto para Piano nº 1 – 1º movimento
Tchaikovsky – Concerto para Piano nº 1 – 1º movimento
Muito interessante! Me fez lembrar de uma coleção que eu gosto muito, chamada Hooked on Classics. Sei que para os puristas é meio heresia, mas eu gosto.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bom!!! Adorei!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa