Rockontro recomenda: 4 filmes sobre rock, blues e jazz

Film_05

Skip James e Son House no Festival de Newport em 1965 após serem redescobertos

Eu assisti, neste ano, alguns ótimos documentários sobre artistas e bandas de rock e outros estilos musicais. Separei quatro deles, os que eu julguei mais interessantes e que me prenderam mais a atenção.


BLITZ – O FILME (2019)

Film_01

Mostra a trajetória da Blitz, que com  criatividade e bom humor, conquistou o Brasil inteiro no início dos anos 1980 e abriu as portas para uma infinidade de novos grupos nacionais.

Entrevistas com os membros e ex-membros trazem à tona boas lembranças e alguns ressentimentos.

Trailer:


AMERICAN MASTERS (1985- ) – MILES DAVIS: BIRTH OF THE COOL (2019)

Film_02

Episódio da série televisiva que analisa a vida e a obra de artistas estadunidenses.  A longa carreira do revolucionário músico de jazz Miles Davis é contada por amigos, parentes, mulheres, músicos e pelo próprio Miles. Estes depoimentos ajudam a traçar um perfil do homem por trás da lenda.

Trailer:


TWO TRAINS RUNNIN’ (2016)

Film_03

Genial documentário que narra três histórias paralelas que aconteceram no estado do Mississipi, EUA no ano de 1964.

Dois grupos de universitários brancos e amantes do blues resolvem ir ao Mississipi no mês de junho de 1964 a procura de seus ídolos, cujos paradeiros lhes são desconhecidos.

Um grupo saiu da costa oeste em busca do lendário Skip James e o outro, saído da costa leste, vai tentar achar outra lenda do blues: Son House. O detalhe é que um grupo não conhece o outro e eles chegaram a estar a poucos quilômetros um do outro e não se encontraram.

O pano de fundo histórico dessas aventuras é o Movimento dos Direitos Civis, que naquele mesmo mês e ano atraiu jovens universitários de todo o país para o Mississipi. A intenção era cadastrar a população negra para que ela pudesse votar nas eleições. O cenário no estado era tenso e o enorme grupo de jovens idealistas sofreu violenta oposição das autoridades racistas locais.

Imperdível!

Trailer:


IF I LEAVE HERE TOMORROW: A FILM ABOUT LYNYRD SKYNYRD (2018)

Film_04

Mais um documentário que me pegou de surpresa. Eu não estava nem muito a fim de assisti-lo, mas fui totalmente envolvido, e quando o filme acabou o Lynyrd Skynyrd tinha ganhado mais um fã.

Acontece que eu nunca dei muita bola para o chamado southern rock, subgênero que abarca uma variedade de bandas dos estados do sul dos EUA que misturam country, blues, rock e tradição rural.

Desta forma nunca prestei muita atenção ao Lynyrd Skynyrd, pelo menos até o filme mostrar o primeiro número musical dos caras. A interpretação vocal do loucaço Ronnie van Zant é espetacular, nada a ver com aquelas vozes estridentes e caipiras que costumo associar ao gênero. E as guitarras poderosas? 2 ou 3 guitarristas talentosos na mesma banda!

Talvez o que mais me agradou no grupo é o foco no blues e não no country. Agora é recuperar o tempo perdido e ouvir o trabalho dessa grande banda.

Teaser:

Trailer:

https://www.imdb.com/video/vi3375807257?


 

Um comentário sobre “Rockontro recomenda: 4 filmes sobre rock, blues e jazz

  1. A Blitz era uma baita banda, e todas as músicas deles eram boas, pena que acabou, poderiam estar fazendo sucesso até os dias de hoje, ficaram as músicas, mas poderiam estar tocando juntos ainda nos dias de hoje, como exemplo uma banda que passa os anos e cada vez está melhor, os Rolling Stones.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s