Memórias, Momentos e Músicas: White Stripes – “Seven Nation Army”

WhiteS_01

 

WHITE STRIPES

Um grupo de rock só com dois componentes é, no mínimo, muito diferente. Acontece que um deles é o inquieto faz-tudo Jack White. O White Stripes esteve na ativa entre 1997 e 2011 com Jack White (vocais principais, guitarra e piano) e Meg White (bateria e vocais de apoio).

Blues, country, folk e punk faziam parte do tempero sonoro do rock do White Stripes. Eu demorei a me interessar pelo som do duo, foi só por recomendação das minhas filhas que eu resolvi botar reparo.

WhiteS_02

Meg e Jack White

SEVEN NATION ARMY

E foi com o delirante videoclipe da música Seven Nation Army, de 2003, que eu passei a gostar do duo White. Um hard rock com um espetacular e grudento riff, que passou a ser um dos mais conhecidos e reconhecíveis riffs da história do rock.

Jack White conseguiu tirar um som de contrabaixo de sua guitarra com o uso de um pedal que diminuiu uma oitava do som original.

WhiteS_03

Existe uma semelhança entre o riff de sete notas da canção e um tema contido no primeiro movimento da 5ª Sinfonia do compositor austríaco Anton Bruckner (1824 – 1896).

Jack White falou sobre o tema da música: “A música é sobre fofocas. É sobre mim, Meg e as pessoas que estávamos namorando”. Provavelmente uma bronca em reação à atenção midiática que grupo estava recebendo àquela altura e a consequente invasão em suas vidas privadas.

WhiteS_06

Seven Nation Army é um excelente exemplo de que menos, muitas vezes, é mais! Com sua simplicidade estrutural conquistou um lugar de destaque na lista de músicas favoritas do público.

Curiosidade: Num trecho do videoclipe aparece um exército de esqueletos armados de espadas a marchar em nossa direção. Lembra muito uma sequência – que utiliza a técnica de stop motion – do filme “Jasão e o Velo de Ouro” (Jason and the Argonauts), dirigido por Don Chaffey e clássico absoluto da saudosa Sessão da Tarde setentista.

WhiteS_07

Cena do filme “Jasão e o Velo de Ouro” (1963)

VÍDEOS


Videoclipe:


Bruckner : 5ª Sinfonia – Orquestra Bruckner de Sydney – Max McBride

O tema em questão está presente durante todo o movimento, porém fica mais evidente aos 3’34“, aos 10’56”, aos 15’35”  e, com mais força, aos 19’09”


 

2 comentários sobre “Memórias, Momentos e Músicas: White Stripes – “Seven Nation Army”

  1. esse jack white é um cara fora de série mesmo! sugiro o documentário A todo Volume (it might get loud), com jack white, the edge e jimmy page, onde podemos entender melhor essa cabecinha alucinada de jack.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s