“Você Conhece?” Fanny

Fanny_03

Fanny foi um dos primeiros grupos de rock a ser composto totalmente por mulheres. Esteve em atividade entre 1969 e 1975. A banda foi fundada pelas irmãs June e Jean Millington, nascidas nas Filipinas, cuja família havia se mudado para os EUA no início da década de 1960.

Conheci essa banda fantástica num grupo de email em que alguns amigos compartilham preciosidades sonoras. No caso a indicação do Fanny foi do Rafael Otoniel.

Componentes:

  • June Millington– guitarra e vocais;
  • Jean Millington – baixo e vocais;
  • Nickey Barclay– teclados e vocais
  • Alice de Buhr – bateria e vocais
Fanny_01

June, Alice, Jean e Nickey

A sonoridade do Fanny é um hard rock, com elementos do som da Motown, cheio de atitude. Atitude que as levou a resistir à ideia de serem moldadas pela indústria musical como típica banda de garotas sexy. Elas queriam, desde o início, serem reconhecidas por seu talento musical e não por sua aparência. Neste ponto foram pioneiras e abriram caminho para bandas posteriores como as Runaways , as Go-Go’s e as Bangles.

Apesar da curta carreira, elas conseguiram o reconhecimento almejado, tanto pela habilidade técnica, quanto pela qualidade das suas composições.

Um dos fãs do Fanny era David Bowie, que disse sobre elas: “Elas foram uma das melhores bandas de rock de seu tempo. Eram tão importantes quanto todos os outros. Elas eram extraordinárias: escreviam tudo, tocavam pra cacete, eram colossais e maravilhosas, e ninguém nunca as menciona”.

MÚSICAS











 

3 comentários sobre ““Você Conhece?” Fanny

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s