Disco Nota 11: “What’s Going On” – Marvin Gaye

José Maurício

WhatGoingOn_00

CARTAS DO VIETNÃ

Um soldado volta da guerra do Vietnã e encontra injustiça social, sofrimento e racismo em seu país. Esta é a visão de um disco conceitual de soul music lançado em maio de 1971. “What’s Going On” é o título do mais importante disco da música negra norte americana que incluía uma forte percussão, jazz e música gospel. Marvin Gaye dividia sua preocupação com seu irmão (que lhe enviava cartas do Vietnã) e a situação social americana com a violência policial coibindo os protestos anti-guerra. “I wanted them to take a look at what was happening in the world”.

WhatGoingOn_07

A história desse álbum começa com uma composição de Obie Benson (membro do Four Tops) e Al Cleveland (compositor da gravadora Motown) levada a Marvin que pediu para acrescentar e modificar alguma coisa. Após mexer na melodia e trocar algumas palavras por gírias do gueto ele deu nome à música de What´s Going On.

.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O MUNDO

A ideia central da letra foi uma conversa entre Benson (que presenciou a violência policial contra manifestantes em Berkeley, Califórnia) e Cleveland. “Eu vi isso e comecei a pensar ‘o que diabos estava acontecendo, o que está acontecendo aqui? Uma pergunta levou a outra. Por que eles estão enviando as crianças para longe de suas famílias no exterior? Por que eles estão atacando seus próprios filhos na rua? “, comentou Benson.

WhatGoingOn_02

A gravação dessa canção aconteceu em junho de 1970 e deixou Marvin tão entusiasmado que pediu ao presidente da Motown que ela fosse lançada em compacto simples. Alegando que a música era pouco comercial, Berry Gordy (presidente e sogro de Gaye) negou-se a lançá-la. Em protesto, Marvin se recusou a entrar em um estúdio para gravar qualquer outra canção enquanto What’s Going On não fosse lançada. Em janeiro de 1971 a pressão funcionou e a Motown lançou o single que se tornou sucesso de crítica e público, fazendo com que a gravadora pedisse a Marvin um LP naquele estilo.

O disco começa com What’s Going On perguntando e expondo o que está acontecendo: “Mãe, há muitas de vocês chorando/ irmão, há muitos de vocês morrendo/ a guerra não é a resposta… /você sabe que nós precisamos encontrar um meio para trazer um pouco de entendimento agora…”.

WhatGoingOn_05

Segue perguntando em What’s Happening Brother “guerra é um inferno/ quando isso vai acabar?”. Flying High in the Friendly Sky (voando alto em um céu amigável) faz referência à experiência com drogas.

Sabe aquelas músicas bregas em que o cantor declama a letra cantada no fundo musical? Save the Children é assim. Mas não sei se pela força da letra, ou pela interpretação de Gaye, não parece brega. “Mas quem realmente se importa”?/ Quem está disposto a tentar salvar as crianças? (lembrei-me de Pelé no seu milésimo gol). God is Love é puro gospel.

WhatGoingOn_09

Lembre-se que estamos em 1971. Isso é importante quando você ouve Mercy, Mercy Me (The Ecology) que fecha o lado A. “Onde foram parar os céus azuis? Veneno é o vento que sopra… Óleo sobre o oceano, peixes cheios de mercúrio…” Um pedido de misericórdia para o planeta.

O lado B começa com outro gospel, Right On, seguindo anunciando a volta de Jesus em Wholy Holy. Inner City Blues (Make me Wanna Holler) fecha o disco com um relato socioeconômico dos guetos “… eu não posso pagar meus impostos/ me faz querer gritar…/ a criminalidade aumentando/ o pânico espalhando…/ Deus sabe para onde estamos indo”.

.

QUESTÕES AINDA PENDENTES

O que torna esse disco tão atual? Acho que a verdade e a lucidez de Marvin no retrato tirado de um tempo tão sombrio para o povo norte americano (principalmente a população negra) e o levantamento de questões que ainda hoje atormentam o mundo.

WhatGoingOn_04

Em primeiro de abril de 1984, um dia antes de seu aniversário de 45 anos, Marvin é assassinado pelo pai com uma arma que ele o havia presenteado.

.

FAIXAS

Lado A

1. What’s Going On (Al Cleveland, Marvin Gaye, Renaldo “Obie” Benson)
2. What’s Happening Brother (James Nyx, M. Gaye)
3. Flyin’ High (In the Friendly Sky) (M. Gaye, Anna Gordy Gaye, Elgie Stover)
4. Save the Children (Cleveland, Benson, M. Gaye)
5. God Is Love (M. Gaye, A. Gaye, Stover, Nyx)
6. Mercy Mercy Me (The Ecology) (M. Gaye)

Lado B

1. Right On (Earl DeRouen, M. Gaye)
2. Wholy Holy (Benson, Cleveland, M. Gaye)
3. Inner City Blues (Make Me Wanna Holler) (M. Gaye, Nyx)

.

MÚSICAS

Ouça o álbum completo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s