Paulo Fernandes
AS INÚMERAS VIDAS DO REI CARMIM
O King Crimson é realmente um grupo singular dentro do rock, se pegarmos músicas de suas diferentes fases (e suas inúmeras formações) poderíamos pensar se tratar de bandas diferentes não fosse a identidade sonora da guitarra de seu rei sem coroa: Robert Fripp.
Em apenas seis anos de existência, isso em 1974, o Crimson havia passado por 3 formações diferentes e significativas mudanças musicais: o progressivo sinfônico dos 2 primeiros discos foi incorporando mais elementos de jazz e ficando cada vez mais pesado.
VERMELHO DE CAPA PRETA
Em 1974 o King Crimson era basicamente um trio: Robert Fripp (guitarra e mellotron), John Wetton (baixo e vocais) e Bill Bruford (bateria). Wetton tocou com um monte de gente no rock inglês, antes e depois do King Crimson (incluindo Family, Wishbone Ash, Uriah Heep e Roxy Music) e na década de 80 seria um dos fundadores do supergrupo Asia. Bruford era o baterista do Yes.
“Red”, lançado em 1974, é o sétimo álbum de estúdio da banda e quase foi o último, após ele Fripp desmancharia a banda que só voltaria à ativa em 1981. Este disco serve como uma síntese de tudo o que o Rei Carmim havia feito até então: tem o progressivo original, jazz-rock, longas e loucas improvisações, tudo isso temperado com um eficiente hard rock.
Além dos 3 integrantes, há participações de outros músicos em algumas faixas, destaque para Ian McDonald que estava no primeiro disco do Crimson “In The Court of The Crimson King”. Segue a lista de convidados:
David Cross: Violino em Providence;
Mel Collins: Saxofone soprano em Starless;
Ian McDonald: Saxofone alto em One More Red Nightmare e Starless;
Robin Miller: Oboé em Fallen Angel;
Mark Charig: Corneta em Fallen Angel;
Apesar do disco se chamar “Red” a cor predominante na capa é o preto. O nome faz referência aos medidores de intensidade sonora (VU), que possuem a graduação vermelha nos níveis mais altos. Ou seja, um álbum de sonoridade pesada em alto volume, como indica sua contracapa:
FAIXAS
Lado 1
1) Red (Fripp)
2) Fallen Angel (Fripp, Richard Palmer-James, Wetton)
3) One More Red Nightmare (Fripp, Wetton)
Lado 2
1) Providence (Bruford, David Cross, Fripp, Wetton)
2) Starless (Bruford, Cross, Fripp, Palmer-James, Wetton)
MÚSICAS
Não encontrei todas as faixas originais no YouTube.
Para ouvir o álbum completo clique no link abaixo e depois em Watch Video (e espere o vídeo carregar):
“Red” – King Crimson
Ainda não consegui digerir Red e Providence, mas as outras três faixas são excelentes e tornaram esse meu álbum preferido deles. Sonzera!
CurtirCurtir