Paulo Fernandes
.
ROCK NA IGREJA
Desde garoto Jerry Lee Lewis demonstrou seu talento para o piano e para a polêmica. Nasceu na Louisiana em 1935 e sua paixão pela música o levou a participar, desde a infância, dos corais gospel de igrejas pentecostais. Na década de 1950 foi expulso de uma escola religiosa por “apimentar” os cânticos com o então nascente rock and roll.
.
MISTURA EXPLOSIVA
Jerry resolveu seguir carreira artística e embarcou na primeira onda do rock and roll dos EUA. Sua música era uma explosiva mistura de r&b, boogie-woogie, gospel e country. Suas performances ao piano se tornaram memoráveis: tocando com os pés, de costas, em cima do piano numa pirotecnia que enlouquecia a platéia (ele chegou a tocar fogo no piano certa vez). Esse seu estilo lhe valeu o apelido de The Killer (O Matador).
Na icônica gravadora Sun Records, Lewis emplacou vários sucessos: Whole Lotta Shakin’ Goin’ On e Great Balls of Fire, entre outros.
.
CASADO COM A PRIMA
Tudo ia bem para a carreira de Lewis até que, durante sua turnê pela Inglaterra em 1958, um segredo veio à tona: ele havia se casado com sua prima Myra Gale Brown, que era menor de idade (ela tinha 13 anos ele 22).
Seguiu-se um escândalo de proporções absurdas, com cancelamento de shows e que acabou por relegar Lewis a um imerecido ostracismo. Com a imagem abalada nos EUA, Lewis foi pouco a pouco recuperando seu prestígio na Europa durante a década de 1960.
Após sua separação de Myra, já na década de 1970, Lewis afundou no álcool e nas drogas e protagonizou problemas policiais envolvendo outra de suas paixões: as armas de fogo.
Apesar da propensão de Lewis para a confusão, seu talento e sua influência para o rock são inquestionáveis e O Matador continua na ativa fazendo shows pelo mundo afora.
.
MÚSICAS
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Obrigado, pessoal pedra 90. Vai direto para meu E.mail 2015/168, deste domingo=21/06. Ao lado de Little Richard, Chubby Cheker e Bill Halley foram minhas diretrizes musicais nas décadas de cinquenta/sessenta. Diretamente do meu KAVERN CLUB PASTINHA’S, recebem um grande abraço super-roqueiro.
CurtirCurtir