MC5: Arrebentando Tudo

Paulo Fernandes

MC5_02

PUNK NA DÉCADA DE 60?

Pois é! Dentre tantos gêneros atribuídos ao grupo Motor City Five ou simplesmente MC5, oriundo de Detroit (A Cidade do Automóvel), está o de precursor do punk. Isto se deve a alta combustão da mistura de rock agressivo e política que eles faziam e que seria a tônica de muitas bandas de punk do final da década de 1970, entre elas o Clash.

.

DE BANDA DE ESCOLA À MILITÂNCIA POLÍTICA

Formado em 1964, com Rob Tyner (vocais), Fred “Sonic” Smith (guitarra), Wayne Kramer (guitarra), Pat Burrows (baixo) e Bob Gaspar (bateria), começou animando festas e apresentações escolares. Dispostos a radicalizar o som da banda, os guitarristas Smith e Kramer começaram a abusar das distorções e microfonias. Em 1965, duas substituições: Michael Davis assume o baixo e Dennis Thompson a bateria.

MC5_01

Esse som mais agressivo faz o MC5 atingir um público maior, seduzido por suas memoráveis apresentações ao vivo. John Sinclair – ativista político e fundador do movimento socialista antirracista White Panther – gostou da banda e se tornou seu empresário em 1967. Em 1967 lançaram seu primeiro single I Can Only Give You Everything.

Da gravação de uma apresentação bombástica, em 1968, no Big Ballroom de Detroit nasceu o primeiro álbum: “Kick Out the Jams” que foi lançado em 1969.

As letras do grupo misturavam ideias revolucionárias e palavrões, o que levou o MC5 a ter sérios problemas com a polícia e a censura. A gravadora assustada tentava contornar e segurar a onda ensandecida da banda.

A capa de "Kick Out the Jams"

A capa de “Kick Out the Jams”

Em 1970, sua nova gravadora, a Atlantic, exigiu que a turma se controlasse, lançaram mais dois álbuns: “Back in the USA”, de 1970 e “High Time”, de 1971. Nesse meio tempo John Sinclair foi preso por oferecer maconha a um policial.

A falta de um sucesso comercial consistente levou à dissolução do grupo em 1972.

.

O LEGADO

Alçado a condição de grupo cult, e adorado por inúmeras bandas de punk, hard e grunge, que se dizem influenciadas por eles, o MC5 deixou uma marca profunda e indelével na história do rock.

.

CURIOSIDADES

  • A gravadora modificou uma frase da música Kick Out the Jams que dizia: “Kick Out The Jams, Mother Fuckers!” para “Kick Out The Jams, Brothers and Sisters”.

MC5_04

  • John Lennon gravou a música John Sinclair, do album “Sometimes in New Your City”, num apelo à liberação de Sinclair, que havia sido condenado a 10 anos de prisão pelo episódio da maconha.

.

MÚSICAS

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s