Paulo Fernandes
PUNK NA DÉCADA DE 60?
Pois é! Dentre tantos gêneros atribuídos ao grupo Motor City Five ou simplesmente MC5, oriundo de Detroit (A Cidade do Automóvel), está o de precursor do punk. Isto se deve a alta combustão da mistura de rock agressivo e política que eles faziam e que seria a tônica de muitas bandas de punk do final da década de 1970, entre elas o Clash.
.
DE BANDA DE ESCOLA À MILITÂNCIA POLÍTICA
Formado em 1964, com Rob Tyner (vocais), Fred “Sonic” Smith (guitarra), Wayne Kramer (guitarra), Pat Burrows (baixo) e Bob Gaspar (bateria), começou animando festas e apresentações escolares. Dispostos a radicalizar o som da banda, os guitarristas Smith e Kramer começaram a abusar das distorções e microfonias. Em 1965, duas substituições: Michael Davis assume o baixo e Dennis Thompson a bateria.
Esse som mais agressivo faz o MC5 atingir um público maior, seduzido por suas memoráveis apresentações ao vivo. John Sinclair – ativista político e fundador do movimento socialista antirracista White Panther – gostou da banda e se tornou seu empresário em 1967. Em 1967 lançaram seu primeiro single I Can Only Give You Everything.
Da gravação de uma apresentação bombástica, em 1968, no Big Ballroom de Detroit nasceu o primeiro álbum: “Kick Out the Jams” que foi lançado em 1969.
As letras do grupo misturavam ideias revolucionárias e palavrões, o que levou o MC5 a ter sérios problemas com a polícia e a censura. A gravadora assustada tentava contornar e segurar a onda ensandecida da banda.
Em 1970, sua nova gravadora, a Atlantic, exigiu que a turma se controlasse, lançaram mais dois álbuns: “Back in the USA”, de 1970 e “High Time”, de 1971. Nesse meio tempo John Sinclair foi preso por oferecer maconha a um policial.
A falta de um sucesso comercial consistente levou à dissolução do grupo em 1972.
.
O LEGADO
Alçado a condição de grupo cult, e adorado por inúmeras bandas de punk, hard e grunge, que se dizem influenciadas por eles, o MC5 deixou uma marca profunda e indelével na história do rock.
.
CURIOSIDADES
- A gravadora modificou uma frase da música Kick Out the Jams que dizia: “Kick Out The Jams, Mother Fuckers!” para “Kick Out The Jams, Brothers and Sisters”.
- John Lennon gravou a música John Sinclair, do album “Sometimes in New Your City”, num apelo à liberação de Sinclair, que havia sido condenado a 10 anos de prisão pelo episódio da maconha.
.
MÚSICAS
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.