Paulo Fernandes
COMEÇO CONTURBADO
Inglaterra ano de 1969, começava uma parceria musical que marcaria as décadas de 1970 e 1980 com uma fileira de sucessos: a do pianista e vocalista Rick Davis com o tecladista, guitarrista e também vocalista Roger Hodgson.
Apesar da aposta de uma grande gravadora e o patrocínio de um milionário holandês, o início da carreira do Supertramp não foi nada promissor, seus dois primeiros álbuns amargaram grandes fracassos comerciais: “Supertramp”, de 1970, e “Indedibly Stamped”, de 1971. Cada um com uma formação diferente além da dupla Davis e Hodgson.
Em 1972, o Supertramp estava reduzido a Davis e Hodgson e quase acabou. A dupla, decidida a salvar seu contrato com gravadora A&M e saldar a dívida acumulada, recrutou novos músicos: Dougie Thomson (baixo), Bob C. Benberg, pseudônimo do imigrante estadunidense ilegal Bob Siebenberg (bateria) e John Helliwell, que com seu saxofone e outros instrumentos de sopro deu o acabamento final ao som progressivo/pop do Supertramp.
.
O “CRIME” QUE COMPENSOU
Quatro meses de retiro numa fazenda inglesa renderam um punhado de melodiosas canções que ajudaram a alçar o Supertramp ao estrelato. O resultado ficou registrado no terceiro álbum do grupo: “Crime of the Century”, lançado em 1974.
Este álbum, conhecido pelos estrondosos sucessos Dreamer e Bloody Well Right, contém uma das músicas mais bonitas que conheço: a balada Hide in Your Shell.
As músicas bem executadas, as belas harmonias entre as vozes contrastantes de Davis e Hodgson e os solos de saxofone de Helliwell se tornaram a marca registrada da banda que deixou saudades, já que em 1982 Roger Hodgson deixou o grupo para seguir carreira solo. Era mais um “divórcio” que, a meu ver, em termos qualitativos não fez bem a nenhuma das partes.
Outro ponto alto é a capa com as grades de prisão que se integraram à imagem do grupo dali para frente.
.
FAIXAS
Todas as faixas foram escritas por Rick Davies e Roger Hodgson.
Lado A
1. School (vocais: Roger e Rick)
2. Bloody Well Right (vocais: Rick)
3. Hide in Your Shell (vocais: Roger)
4. Asylum (vocais: Rick e Roger)
Lado B
1. Dreamer (vocais: Roger e Rick)
2. Rudy (vocais: Rick e Roger)
3. If Everyone Was Listening (vocais: Roger)
4. Crime of the Century (vocais: Rick)
.
MÚSICAS
Para algumas músicas eu não consegui vídeos com as gravações originais, então seguem versões alternativas. Clique nos links (ou abra os vídeos) abaixo para assistir aos vídeos:
SCHOOL
ASYLUM
DREAMER
IF EVERYONE WAS LISTENING
Conheci esse disco num punhado de trinta discos que meu pai comprara por nove reais .Mas não gostei dele na primeira audição, na segunda apaixonei-me .Acredito que até a semana seguinte ouvi o disco quinze vezes. Comprei em seguida o mais alegre Breakfeast in America . Hogson e Davies não era a dupla de compositores mais harmoniosa do ramo. Do Crime até o álbum final de Hogson na banda somente School teve as letras compostas pelos dois . Aconteceu o mesmo que com os Beatles, que creditavam a letra à dupla Lennon /McCartney, mas se sabe quem escreveu a letra por quem tem o vocal principal .
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não considero Crime of the Century o melhor disco do Supertramp por que gosto muito mais de Breakfast in America (1979); mas este disco de 1974 deixou sua marca por apresentar a banda ao mundo como deveria.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Valeu, Igor! O Breakfast in America também está no Rockontro: https://rockontro.org/2014/08/14/disco-nota-11-breakfast-in-america-supertramp/
CurtirCurtir
Sim, eu sempre leio essa resenha de vez em quando! Valeu a dica!
CurtirCurtir