Disco Nota 11: “Combat Rock” – The Clash

Combat Rock_00

 

“Combat Rock”, de 1982, quinto álbum de estúdio do Clash, é um retorno ao rock básico. Se as experiências rítmicas e sonoras, principalmente as do álbum anterior “Sandinista”, estavam devidamente assimiladas e controladas, as letras das músicas mostram que o quarteto estava tão provocativo e questionador como antes.

Combat Rock_02

 

CONHEÇA SEUS DIREITOS

O rock de combate aos podres do mundo começa com Know Your Rights, uma crítica aos assassinatos legalizadas feitos pela polícia (qualquer semelhança com os dias de hoje é mera coincidência). Strummer assume o papel de um porta-voz oficial e anuncia aos desprivilegiados os seus três direitos:

1) “Você tem o direito de não ser morto. Assassinato é crime, a não ser que seja feito por um policial ou por um aristocrata”;

2) “Você tem o direito a dinheiro para alimentação, fornecido, é claro, se você não se importar com um pouco de investigação, humilhação, e, se você cruzar os dedos, reabilitação”;

3) “Você tem direito à liberdade de expressão, desde que você não seja burro o suficiente para realmente tentar isso”.

Combat Rock_01

Após o surreal fluxo de consciência do punk-reggae Car Jamming, temos o maior sucesso comercial do Clash, que serviu de inspiração até para os Mamonas Assassinas: Should I Stay or Should I Go. Rock de riff irresistível cantado por Mick Jones, com algumas partes de “tradução simultânea” para o espanhol por Strummer e Joe Ely.

Rock The Casbah é uma fábula sobre a proibição do rock em um reino fictício (ou não?) do Oriente Médio. Num desafio à proibição, a população continua a balançar a cidadela (casbah) ao som do rock. Mandados a bombardear os infratores, os pilotos dos aviões terminam por cair no rock junto ao povo.

Combat Rock_08

Paul Simonon canta em Red Angel Dragnet, sobre uma organização de patrulheiros voluntários civis criada em Nova York – os Guardian Angels, enquanto Kosmo Vynil recita passagens do filme “Taxi Driver”.

A contundente Straight to Hell é basicamente uma canção contra as injustiças ao redor do mundo. O baterista Topper Headon disse que imprimiu um ritmo de Bossa Nova à canção (será?).

O PUNK ENCONTRA O BEAT

No funk rock Overpowered by Funk há a participação do grafiteiro Futura 2000. E o holocausto nuclear, pesadelo constante àquela época, é o tema de Atom Tan.

Carregada de tintas orientais a música Sean Flynn fala sobre o desaparecimento do fotojornalista Sean Flynn, filho do ator Errol Flynn, durante cobertura da Guerra do Vietnã.

Ginsberg, Strummer e Jones a trocar figurinhas

Ginsberg, Strummer e Jones a trocar figurinhas

Ghetto Defendant, uma das minhas preferidas, marca sublimemente o encontro entre duas gerações de contestadores: o poeta beat Allen Ginsberg recita poemas, enquanto Joe Strummer canta seus temas políticos e sociais. E uma marcação rítmica de arrepiar!!

Mick Jones canta sobre guerra, com direito a uma animadinha batida militar, em Inoculated City. O disco se encerra com Death Is a Star, onde Strummer fala e canta acompanhado por um instrumental acústico, incluindo o piano de Tymon Dogg.

Clash on London Street

Mais que um álbum de rock, “Combat Rock é uma enciclopédia de crônicas e demandas feitas pela banda mais engajada que já existiu. Se ao falar isso pode parecer algo chato e maçante para alguns, é só lembrar que esse manifesto(s) vem embalado numa música criativa e inventiva que a cada audição, mesmo passados mais de 30 anos, percebemos novos finos detalhes que continuam a nos maravilhar.

 

FAIXAS

Todas as faixas são composições coletivas creditadas a The Clash.

Lado 1

1) Know Your Rights
2) Car Jamming
3) Should I Stay or Should I Go
4) Rock The Casbah
5) Red Angel Dragnet
6) Straight to Hell

Lado 2

1) Overpowered by Funk
2) Atom Tan
3) Sean Flynn
4) Ghetto Defendant
5) Inoculated City
6) Death Is a Star

  

MÚSICAS

Álbum completo:

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s