Disco Nota 11: Gita – Raul Seixas

Gita_01

.

AVE KRISHNA

No verso 18 do capítulo 10 do “Bhagavad Gita” (Canção de Deus), o guerreiro Arjuna provoca:

“Em vão me concentro em meditação. Oh! Ensina-me, com clareza e precisão, a tua grandeza e perfeição do teu Ser; porquanto, jamais me saciarei da tua sabedoria”.

Krishna não define Divindade, mas descreve seus principais atributos, os principais somente, porque sua plenitude é sem limites:

Krishna

Krishna

“Eu sou o princípio, o meio e o fim de todas as coisas; a sua origem, a sua existência, o seu termo final… Entre os seres do mundo sideral eu sou o sol; nos espaços atmosféricos eu sou a tempestade; entre as luminárias do céu noturno eu sou a lua… Entre as forças mentais sou a razão consciente, entre as águas, sou o oceano… Entre os sábios, sou a sabedoria, sou a sapiência dos sapientes, a vidência dos videntes, o verbo das línguas, a luz dos olhos. Eu sou o “A” entre as letras do alfabeto, o pensamento dos pensadores… Mas, Arjuna, por que prosseguir nessa enumeração? Basta saber que em todas as coisas está o meu divino Eu; do meu Ser emanou o universo todo”.

Gita_05

Esta é a base da canção Gita que deu nome ao quinto disco de Raul Seixas, lançado em julho de 1974. A capa do disco já provoca o sistema (monstro “sist”), onde Raul aparece com uma boina de guerrilheiro (e vermelha!) em protesto ao seu exílio.

.

DITADURA E MR. CROWLEY

Mas vamos às músicas. Começamos com Super Heróis, uma fotografia do momento político de 1974 com crítica aos “heróis” brasileiros (desde a copa de 1970, éramos os melhores no futebol, fórmula 1, até xadrez!?) patrocinados pelo sistema. Sobrou até para Silvio Santos (quando Raul esteve em seu programa e Silvio não o deixou falar porque “tomaria dele” o auditório, conforme reclamação do próprio Raulzito).

Gita_04

 

Medo da Chuva é mais um hit do disco, regravado por Maria Bethania, Rio Negro e Solimões, RPM, Chitãozinho e Xororó, Rita Lee e Milionário e José Rico, provando a popularidade de suas canções além do rock.

Na versão ao vivo de As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor, gravada em 1982 na praia do Gonzaga em Santos, Raul lista os monstros do sistema, as “multi” Warner, CBS, RCA VICTOR, Columbia Broadcast Sistem (CBS). Prá quem interessar em ver o vídeo, vale conferir também a crítica à bossa nova e seus acordes dissonantes (Raul contorce seus dedos até a mão da guitarra tentando fazer esses acordes enquanto o resto da banda toca garota de Ipanema).

Água Viva contém uma curiosidade: um erro de concordância assumido por Paulo Coelho em uma entrevista ao Professor Pasquale. “Nesta fonte está escondida o segredo dessa vida”, Quem está escondido (e não escondida) é o segredo…

Raul e Paulo Coelho

Raul e Paulo Coelho

 

Moleque Maravilhoso, conforme o próprio Edy Star me disse foi encomenda dele para Raul que gostou muito do que fez e “deu” uma música do Leno no lugar dela.

Sessão das 10 que havia sido lançada anteriormente no disco “Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10” (com Edy Star no vocal) aparece agora na voz do seu criador. Um ótimo bolero.

Gita_02

 

Sociedade Alternativa era chamada por Raul o “nosso hino”, baseada nos escritos de Aleister Crowley, ocultista britânico: “Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei”. O próprio Raul definiria sociedade alternativa na música Novo Aeon: “Sociedade alternativa, sociedade Novo Aeon, é um sapato em cada pé, é direito de ser ateu, ou de ter fé, ter prato entupido de comida que você mais gosta, é ser carregado ou carregar gente nas costas; direito de ter riso de prazer e até direito de deixar Jesus sofrer”.

Aleister Crowley

Aleister Crowley

A metáfora do Trem das 7 nos remete ao juízo final, outra preocupação constante de Raul.

S.O.S. tem uma “semelhança” com Mr. Spaceman dos Byrds, inclusive na letra. Parece mais uma versão não creditada que um plágio. A primeira versão dessa versão (vamos chamar assim) foi feita por Raulzito para a dupla Leno e Lilian com o nome de objeto voador. Mas a letra continua atual.

 

PrelúdioRaul transforma a filosofia de Cervantes em mantra acessível ao cidadão comum. Usa a repetição como didática. Pedagogia pura.

Loteria da Babilônia volta a falar na sociedade alternativa. Alguns dizem que a música é influência de um texto extraído do livro “Ficções” do escritor argentino Jorge Luis Borges.

Gita_09

Gita encerra com chave de ouro (ou imprimatur) o Long Play de maior sucesso comercial do Maluco Beleza.

. 

FAIXAS

Lado 1

1) Super Heróis (Raul Seixas / Paulo Coelho)
2) Medo da Chuva (Raul Seixas / Paulo Coelho)
3) As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor (Raul Seixas)
4) Água Viva (Raul Seixas / Paulo Coelho)
5) Moleque Maravilhoso (Raul Seixas / Paulo Coelho)
6) Sessão das 10 (Raul Seixas)

Lado 2

1) Sociedade Alternativa (Raul Seixas / Paulo Coelho)
2) O Trem das 7 (Raul Seixas)
4) S.O.S. (Raul Seixas)
5) Prelúdio (Raul Seixas)
6) Loteria da Babilônia (Raul Seixas / Paulo Coelho)
7) Gita (Raul Seixas / Paulo Coelho)

.

MÚSICAS

Álbum Completo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s