Paulo Fernandes
.
Junte uma voz feminina etérea e bela com melodias bem construídas que combinam rock progressivo, folk e música clássica; o resultado é o Renaissance. E pensar que o grupo nasceu, em 1969, da cabeça de dois ex-membros dos Yardbirds: Keith Relf e Jim McCarty.

A primeira encarnação do Renaissance com Keith Relf (atrás esquerda), Jim McCarty (frente meio) e a irmã de Keith, Jane, nos vocais.
A proposta de Relf e McCarty era desenvolver um som mais experimental e voltado para o progressivo, um pouco diferente do blues-rock-psicodélico que os Yardbirds faziam. A dupla deixou a banda logo em 1970. Foi só em 1972 com o terceiro álbum, “Prologue”, que o Renaissance encontrou o seu espaço musical. Foi o primeiro disco com a participação da vocalista Annie Haslam.
.
CINZAS ESTÃO A QUEIMAR
Foi com seu quarto álbum, “Ashes Are Burning” (1972), que a sonoridade do Renaissance se consolidou de vez. A belíssima voz – que cobre um espectro de 5 oitavas – de Annie Haslam, as composições e os arranjos orquestrais de Michael Dunford e o piano de John Tout contribuíram significativamente para tornar este álbum uma experiência sensorial fascinante, que jamais nos cansa.
Apenas seis canções, mas todas perfeitas. Um detalhe na música de abertura, Can You Understand?, ajuda a colocar mais um tempero saboroso no álbum: Dunford usou um trecho de uma música do filme “Doutor Jivago” de David Lean, pensando se tratar de obra de domínio público do folclore russo. Só depois ficou sabendo que a tal música, chamada Tonya and Yuri Arrive at Varykino, na verdade era uma composição de Maurice Jarre.
.
FAIXAS
Todas as músicas compostas por Dunford e Thatcher exceto a indicada.
Lado 1
1) Can You Understand?
2) Let It Grow
3) On the Frontier (McCarty-Thatcher)
Lado 2
1) Carpet of the Sun
2) At the Harbour
3) Ashes Are Burning
.
MÚSICAS
Ouça o álbum completo (lista de vídeos):
Muito Bom. São verdadeiras obras de arte.
CurtirCurtir
É sempre bom escutar/curtir Música de verdade.
CurtirCurtir
Aqui está a composição de Maurice Jarre:
Muito bom!!
CurtirCurtir
Mais uma vez, e sempre, meus agradecimentos pela bela viagem aos anos 70. Conheci este disco na casa de meu Mano/3=DIDÃO, que é pianista e estava babando com o lançamento, mostrando a todo mundo. Vai ser o meu e.mail 2015/007, neste domingo/11. Grande abraço do Velho/72 Roqueiro, Comendador PASTINHA.
CurtirCurtir