.
SÓ SO
Depois de quatro álbuns de estúdio com altas doses de experimentalismo, Peter Gabriel lançou, em 1986, seu quinto álbum, chamado simplesmente “So”. O primeiro a ser batizado com um nome, e é também o trabalho que levou o talento de Gabriel para o grande público.
O álbum conta com um grupo de nove canções bem diversificadas – embora mais acessíveis que os trabalhos anteriores – em que o rock é mesclado com elementos de soul, funk, ritmos africanos e até brasileiros, é notável o toque do triângulo do brasileiro Djalma Corrêa na faixa Mercy Street.

Peter Gabriel e Youssou N’Dour em 1988
Considero a faixa In Your Eyes a síntese deste álbum, e talvez até da carreira solo de Peter Gabriel. A perfeita fusão da melodia europeia e do ritmo africano resulta numa canção de amor perfeita, linda e emocionante. Ela conta ainda com participação do cantor senegalês Youssou N’Dour. Por falar em participações especiais, são várias ao longo do álbum, com destaque para: Kate Bush em Don’t Give Up e Laurie Anderson em This Is the Picture (Excellent Birds).

Kate Bush e Peter Gabriel no videoclipe de Don’t Give Up
A faixa de abertura, Red Rain, conta com a percussão de Stewart Copeland, baterista do Police. Sua letra aborda problemas sociais e foi inspirada em um sonho recorrente de Gabriel com vinho tinto e sangue. Sua voz nesta música parece torturada e aflita.
Sledgehammer foi a faixa que tornou Peter Gabriel conhecido mundialmente. Com seu ritmo de soul-funk e sua seção de metais inspiradas no estilo de Otis Readding. Contribuiu muito para o grande sucesso de Sledgehammer, o seu criativo videoclipe. Um fato interessante foi o sucesso da faixa Mercy Street no Brasil, alguns anos depois do lançamento do álbum, como faixa de abertura da minissérie “O Sorriso do Lagrato”, cantada reverentemente pelo anglo-brasileiro Ritchie.
Outro ponto alto do disco é a dançante e animada Big Time, um funk-rock de arrepiar e que ganhou também um videoclipe muito divertido.

Peter Gabriel, Laurie Anderson e banda em show da turnê de “So”
This Is the Picture é uma nova versão para a música Excellent Birds, composição de Peter Gabriel e Laurie Anderson que já havia figurado no álbum “Mister Heartbreak”, de 1984, de Anderson. Última música a ser escolhida para o álbum e faixa de encerramento que conta com a participação do excellent guitarrista Nile Rodgers, fundador do Chic.
“So” nos mostra que além dos experimentalismos, Peter Gabriel era capaz de fazer músicas para tocar no rádio. E tudo isso sem abrir mão da qualidade.
.
FAIXAS
Todas as faixas compostas por Peter Gabriel, exceto as indicadas.
Lado A
1) Red Rain
2) Sledgehammer
3) Don’t Give Up
4) The Voice Again (Peter Gabriel, David Rhodes)
Lado B
1) In Your Eyes
2) Mercy Street
3) Big Time
4) We Do What We’re Told (Milgram’s 37)
5) This Is the Picture (Excellent Birds) (Laurie Anderson, Peter Gabriel)
.
MÚSICAS
Álbum Completo (Lista de Reprodução):
.
Videoclipes:
Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito legal!
CurtirCurtido por 1 pessoa
mauro.pastinha@hotmail.com
E.MAILS=2017-022 – 22/Domingo = 06:10
DISCO NOTA 11 = PETER GABRIEL – S Ó
Via = Pessoal do ROCKONTRO (Paulo Fernandes)
Obrigado PAULO FERNANDES. Não conhecia o trabalho deste roqueiro.
Se alguém quiser rezar, aproveite a carona com o anjinho abaixo
CurtirCurtido por 1 pessoa