
Um instigante documentário da rede de televisão alemã Deutsche Welle – DW nos questiona, já em seu título, como seria “Um Mundo sem Beethoven?”. Com base nesta pergunta o filme nos mostra a influência e o pioneirismo do compositor alemão, e que são sentidas até hoje, tanto na música quanto na cultura mundial em geral.
Trompista da Orquestra Filarmônica de Berlim, a francesa Sarah Willis nos conduz a vários pontos do globo entrevistando músicos e outras personalidades sobre o legado de Beethoven. Dividido em sete partes, onde cada uma aborda determinado aspecto da importância de Ludwig van Beethoven para o nosso mundo.

Estes são os temas apresentados, cada um com uma interrogação:
- Haveria Riffs de Rock sem Beethoven?
- Haveria o Negócio Musical sem Beethoven?
- Haveria Música Política sem Beethoven?
- Haveria Álbuns Conceituais sem Beethoven?
- Haveria Trilhas Sonoras de Filmes sem Beethoven?
- Haveria Tempo Musical Preciso sem Beethoven?
- Haveria Jazz sem Beethoven?

Logo na primeira parte, é apresentada a conexão entre Beethoven e o rock. Um riff de guitarra pode fazer a diferença e dar alma a uma canção de rock, e não são necessárias muitas notas para atingir tal fim. A “Quinta Sinfonia” de Beethoven utiliza apenas quatro notas e que a tornaram eternamente conhecida. Para o guitarrista Rudolf Schenker, dos Scorpions, este motivo musical da sinfonia está na raiz de todos os riffs de rock.
Outro entrevistado por Sarah Willis: Ian Anderson, líder do Jethro Tull, diz que devemos agradecer a Beethoven por muitos riffs famosos do rock e cita sua música Locomotive Breath que, assim como a sinfonia de Beethoven, utiliza apenas quatro notas em seu riff e diz que o compositor alemão foi um rebelde que rompeu os limites estabelecidos em seu tempo.

Recomendo que assistam, e não só a esta primeira parte, ao filme. Creio que ao final não teremos dúvida na resposta à pergunta de como seria “Um Mundo sem Beethoven?”, provavelmente seria muito mais entediante do que realmente é.

VÍDEOS
Parte 1: “Haveria Riffs de Rock Sem Beethoven?” (legendas em inglês)
Filme completo (legendas em inglês)
Segure o tchan!!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
kkkkkk
CurtirCurtir