Disco Nota 11: “Close to the Edge” – Yes

Close to the Edge_00

SINFONIAS PROGRESSIVAS

“Fragile”, álbum de 1971, colocou o Yes como uma das maiores forças do rock da primeira metade da década de 1970. Respaldado pelo sucesso de crítica e de público, o Yes sonhou alçar vôos mais altos ao aproximar-se definitivamente da música clássica e construir sinfonias (ou concerti grossi) de rock progressivo.

 Close to the Edge_07

“Close to the Edge”, de 1972, é a obra mais bem acabada e definidora do “som Yes”. Eu dei esse disco de presente ao meu irmão, em um de seus aniversários, mas quando o Pedro se casou eu não o deixei levar o álbum embora.

SÓ 3 FAIXAS

A música-título Close to the Edge ocupa todo o lado 1 do vinil e é um espetáculo sonoro do começo ao fim. Estruturada nos moldes de uma peça de concerto (forma sonata) divida em quatro andamentos. As misteriosas letras de Jon Anderson refletem sua crescente preocupação espiritual e foram baseadas no livro “Sidarta” de Hermann Hesse. Outro detalhe interessante, que vemos também em algumas composições do Pink Floyd, é que o início e o fim da música são iguais. O solo de órgão de Rick Wakeman ajuda a tornar a atmosfera ainda mais transcendental.

Close to the Edge_01

No lado 2 temos outra peça em forma sonata de quatro andamentos, a bela e suave And You and I. E por fim Siberian Khatru também pensada como uma peça de música clássica (uma fantasia?).

O que poderia afugentar o público, no caso músicas de longa duração, graças à qualidade das composições e a excelência dos músicos se transformou em mais um grande sucesso de público e crítica para o Yes.

 Close to the Edge_03

A capa, de uma simplicidade e beleza desconcertantes, foi desenhada por Roger Dean e é a primeira a exibir o famoso logotipo “gordinho” do Yes.

Após o lançamento de “Close to the Edge”, o baterista Bill Bruford deixou o Yes para se juntar ao King Crimson. Ele só retornaria à banda em 1991 para o álbum e turnê “Union”.

FAIXAS

Lado 1

1) Close to the Edge (Anderson/Howe)
….The Solid Time of Change
….Total Mass Retain
….I Get Up I Get Down
….Seasons of Man

Lado 2

1) And You and I (Anderson, Bruford, Howe, Squire)
….Cord of Life
….Eclipse
….The Preacher the Teacher
….Apocalypse
2) Siberian Khatru (Anderson, Howe, Wakeman)

MÚSICAS


Álbum completo:


 

2 comentários sobre “Disco Nota 11: “Close to the Edge” – Yes

    • Uma verdadeira obra prima musical, seja nos textos ou nas canções. Ouvi pela primeira vez quando eu tinha 14 anos. Quando ouço hoje, 50 anos depois, a emoção e prazer são os mesmos.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário