Disco Nota 11: “Diamond Dogs” – David Bowie

Paulo Fernandes

Diamond_dogs_00

 “They’ll split your pretty cranium, and fill it full of air”

(David Bowie – 1984)

   

“1984”

Um futuro distópico e sombrio, no qual as pessoas são vigiadas 24h por dia pelo “Grande Irmão” (cujo termo original em inglês, Big Brother, foi enlameado pela ganância emburrecedora de uma rede de TV), é retratado no romance “1984” do escritor inglês George Orwell. Uma crítica feroz à desumanização promovida por regimes totalitários, tanto à direita quanto à esquerda, que eram bem mais abundantes na época em que o livro foi escrito: 1948. Hoje as formas de dominação mudaram seu perfil, mas o recado do livro continua sempre atual.

Capa de edição do livro com as 3 máximas do partido dominante: "Ignorância é força", "Liberdade é escravidão" e "Guerra é paz"

Capa de edição do livro com as 3 máximas do partido dominante:
“Ignorância é força”, “Liberdade é escravidão” e “Guerra é paz”

 

CÃES DIAMANTE

O livro de Orwell inspirou David Bowie a conceber um projeto de um álbum conceitual e um filme (ou peça teatral) baseados em “1984”. Por problemas de direitos autorais a ideia completa original de Bowie foi abandonada e restou apenas o álbum batizado “Diamond Dogs”, lançado em 1974.

 Diamond_dogs_03

Misturando os elementos narrados no livro com a própria visão de Bowie de um mundo pós-apocalíptico, “Diamond Dogs” é o instigante último trabalho da fase glam-rock de Bowie. Fortemente influenciado por seus trabalhos/personas anteriores “Ziggy Stardust” e “Alladin Sane”, com ecos dos Rolling Stones.

 Diamond_dogs_01

A capa que mostra, ao ser aberta, um ser metade Bowie (de cabelos em vermelho-toranja) e metade cachorro causou polêmica em suas primeiras edições por mostrar a genitália do ser mutante. O pomo da discórdia foi pudicamente escondido nas edições posteriores.

Diamond_dogs_07

“Someone to fool us, someone like you

We want you Big Brother, Big Brother”

(David Bowie – Big Brother)

 

OS URUBUS PASSEIAM À TARDE

É sempre bom lembrar que eu comecei essa série Discos Nota 11 para falar sobre os discos que marcaram minha vida. Sendo assim nem sempre os exemplares que desfilam por aqui pertencem àquela categoria consagrada pela crítica como os melhores do mundo. É caso de “Diamond Dogs”, que nunca é lembrado quando o assunto é ‘os melhores álbuns de Bowie’, só que eu gosto muito mais dele do que outras de suas aclamadas unanimidades.

 Diamond_dogs_06

Um episódio marcante relacionado a esse álbum aconteceu exatamente no ano de 1984 (é impossível esquecer tal coincidência). Numa tarde em meu quarto, eu estava a observar o por do sol pela janela e escutando o disco quando começou uma revoada de urubus justamente durante a execução da faixa 1984. Foi uma cena de arrepiar!

 

FAIXAS

Todas as músicas compostas por David Bowie, exceto a indicada.

Lado A

   1) Future Legend

   2) Diamond Dogs

   3) Sweet Thing

   4) Candidate

   5) Sweet Thing (reprise)

   6) Rebel Rebel

 Lado B

   1) Rock ‘N’ Roll With Me (Bowie, Warren Peace)

   2) We Are The Dead

   3) 1984

   4) Big Brother

  5) Chant of the Ever Circling Skeletal Family

 

MÚSICAS

ÁLBUM COMPLETO:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s