Blondie: Anytime, Anywhere, Anyway…

Paulo Fernandes

Blondie_09

A COELHINHA QUE VIROU MUSA

Deborah Ann Harry, ou simplesmente Debbie Harry, antes de se tornar a musa da new wave no final dos anos 1970, foi dançarina e recepcionista de clubes noturnos em Nova Iorque (incluindo o Playboy Club).

Blondie_05

Debbie, a coelhinha

Em 1974, já seguindo carreira musical, ela conheceu seu futuro companheiro de aventuras musicais e amorosas: o guitarrista Chris Stein.

Blondie_15

A dupla resolve passar de coadjuvante a protagonista e funda a banda Angel and the Snakes, rebatizada Blondie (por que será?) em 1975.

Blondie_10

Ainda nos 70s, com o florescimento do punk, e seus derivados, o Blondie se torna atração freqüente do lendário clube CBGB de Nova Iorque.

O MUNDO PREFERE A LOIRA

O Blondie lança seus dois primeiros álbuns: “Blondie” (1976) e “Plastic Letters” (1977) que fazem sucesso primeiramente no Reino Unido.

Blondie_08

Em 1978 é a vez de “Parallel Lines”, que lança o grupo ao sucesso planetário. Entre tantos hits desse álbum destaca-se o pop-disco-new wave Heart of Glass, sucesso estrondoso no mundo inteiro e até tema de novela da Globo.

Blondie_03

A receita musical do Blondie é bem equilibrada para agradar vários tipos de público. Nada de experimentalismos radicais, como faziam alguns de seus contemporâneos, antes doses harmônicas de punk, pop, discotèque, reggae e rock de guitarra a emoldurar a voz agradável, porém limitada, da miúda sexy-loura Debbie Harry.

PAUSA DE 15 ANOS

Em 1982, após o lançamento do álbum “The Hunger”, as famosas desavenças internas aliadas a uma queda do sucesso comercial levaram a dissolução do grupo.

Blondie_01

Debbie enveredou paralelamente em carreira solo e como atriz de cinema (incluindo um papel de destaque no filme “Videodrome” de David Cronenberg).

MSDVIDE EC007

Debbie Harry hanging on the telephone em “Videodrome”

Em 1997, Debbie e Chris Stein reformularam o Blondie, em atividade até hoje, e emplacaram pelo menos mais um sucesso: Maria de 1999.

 Blondie_04

MÚSICAS (VÍDEOS)

Clique na imagem para ouvir e ver:

Blondie_CP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s