Disco Nota 11: “Led Zeppelin IV” – Led Zeppelin

Paulo Fernandes

Led Zeppelin IV

ÉPICO ETERNO

Os detratores podem falar mal o quanto quiserem de Stairway to Heaven, mas ela é perfeita, maravilhosa e eterna. Seu esquema de balada que esquenta até ficar pesada e esfria novamente foi constantemente homenageado pelos anos afora (um dos melhores exemplos é Bohemian Rhapsody do Queen).

Led Zeppelin IV_10

Se comprei o quarto disco do Led Zeppelin, “aquele que não tem nome” ou “IV” ou “ZoSo” ou “Quatro Símbolos”, por causa de Stairway to Heaven, descobri logo que havia levado para casa um obra prima, cheia de música de primeira grandeza.

MÍSTICISMO

 Lançado em 1971, é um álbum cheio de mistérios, a começar pela falta de título. “IV” (vamos chamá-lo assim para facilitar) é carregado de simbolismos visuais e sonoros: a foto do ancião na capa, outro ancião portando uma lanterna na capa interna (identificado com o Heremita do Tarô), os símbolos rúnicos que representam cada um dos quatro membros do grupo, os temas da músicas…

Led Zeppelin IV_02

Por falar em letra, era a primeira vez que alguma letra (no caso só a de Stairway to Heaven) de música vinha impressa em um disco do Led Zeppelin, era a segurança de Robert Plant de que havia escrito algum texto bom após algumas letrinhas fraquinhas e sexistas que serviam de apoio à música dos três primeiros álbuns (e que música!).

Led Zeppelin IV_03

Os símbolos que representam (pela ordem): Jimmy Page, John Paul Jones, John Bonham e Robert Plant

HARD-FOLK-PSICODÉLICO

Às vezes me pego embasbacado ao escutar a música do Led Zeppelin, poxa vida lá se vão mais de 40 anos e ela continua atual e excitante, não envelhece e nem fica datada.

 Led Zeppelin IV_08

Esse álbum, “IV” (pode ser?), é um resumo do que o dirigível de chumbo conduzido pelo capitão Jimmy Page havia feito até então: blues pesado, hard rock, psicodelismo e folk.

Led Zeppelin IV_07

A cantora Sandy Denny (terceira da esq. p/ dir.) com 3/4 do Led Zeppelin

Black Dog e Rock and Roll são hard rocks de riffs arrebatadores. The Battle of Evermore (com a especial participação da cantora folk Sandy Denny) e Going to California são canções acústicas que fariam bonito no lado B de “Led Zeppelin III”. Misty Mountain Hop segue numa linha místico-oriental. E tem Four Sticks que é um pouco de tudo isso junto, e com um toque psicodélico acentuado pelos teclados de John Paul Jones.

 

A ÚLTIMA FAIXA DO LADO

O vinil tem uma coisa especial que outras formas (principalmente as mais modernas) não dão a mínima bola: a mística da faixa física e a posição das músicas. O mais comum é que as músicas de maior apelo fossem colocadas nas primeiras faixas de cada lado do disco.

Led Zeppelin IV_09

O Led Zeppelin, conscientemente ou não, colocava excelentes surpresas musicais na última faixa de cada lado de seus discos. No “IV” isso não é diferente: se a canção das canções Stairway to Heaven fecha o lado A, a última faixa do lado B é uma música que tem tudo para reivindicar seu posto de importância face à Black Dog (que abre o disco): When The Leeve Breaks, um rock pesado e lento que destaca sobretudo a qualidade do baterista John Bonham.

Led Zeppelin IV_05

Portanto fica meu conselho: botem sempre reparo nas últimas faixas laterais dos álbuns do Led Zeppelin.

“IV” retrata uma banda no auge de sua forma e ousadia, experimentando suas possibilidades e acertando em todas.

FAIXAS

Lado 1

1. Black Dog (Page, Plant, Jones)
2. Rock and Roll (Page, Plant, Jones, Bonham)
3. The Battle of Evermore (Page, Plant)
4. Stairway to Heaven (Page, Plant)

Lado 2

1. Misty Mountain Hop (Page, Plant,  Jones)
2. Four Sticks (Page, Plant)
3. Going to California (Page, Plant)
4. When the Levee Breaks (Page, Plant, Jones, Bonham, Memphis Minnie)

MÚSICAS

Clique na imagem para ouvir e ver:

Led Zeppelin IV_CP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s