Paulo Fernandes
Publicado originalmente em 08/02/2011
O EIXO DA TERRA E O AMOR
Imprensado entre dois estrondosos sucessos: de um lado a força selvagem e pirotécnica de “Are You Experienced?” e do outro o experimentalismo sofisticado de “Electric Ladyland”, “Axis: Bold As Love”, segundo disco do Jimi Hendrix Experience, tem a seu favor a beleza e o equilíbrio.
Lançado no final de 1967, mostra uma banda no melhor de sua forma e entendimento mútuo. A primeira faixa, EXP, é uma transmissão de rádio distorcida, cheia de microfonia e sons espaciais. Segue a tranqüila e jazzística Up From The Skies.
O disco equilibra muito bem momentos de peso: Spanish Castle Magic, If 6 Was 9, Little Miss Lover; com passagens mais líricas: Little Wing e Castles Made of Sand e até incursões no Pop: Wait Until Tomorrow (regravada por Caetano e Gil) e You Got Me Floatin’. Tudo embebido em águas psicodélicas.
Para finalizar Bold As Love resume a proposta do disco ao combinar uma melodia mais tranqüila, que evolui para um solo de guitarra muito bacana, com um experimentalismo fascinante.
Gosto de traçar um paralelo entre o equilíbrio musical de “Axis: Bold As Love”, “Abbey Road” dos Beatles e “Wish You Were Here” do Pink Floyd frente aos seus “irmãos” mais grandiosos e consagrados: “Electric Ladyland”, “Sgt. Pepper’s” e “The Dark Side of The Moon”, respectivamente. Ora prefiro a primeira turma, ora a segunda e acho que nunca me decidirei de que lado ficar. Ainda bem!
FAIXAS
Todas as músicas são de Jimi Hendrix, exceto She’s So Fine.
Lado A
Lado A
1. EXP
2. Up From The Skies
3. Spanish Castle Magic
4. Wait Until Tomorrow
5. Ain’t No Telling
6. Little Wing
7. If 6 Was 9
Lado B
1. You Got Me Floatin’
2. Castles Made Of Sand
3. She’s So Fine (Noel Redding)
4. One Rainy Wish
5. Little Miss Lover
6. Bold As Love
MÚSICAS
Ouça o álbum completo: