Elvis Presley, o Rei do Rock ‘n Roll

Marlene Gomes

Elvis 0

O REI DO ROCK ‘N ROLL

Com o convívio com os amantes do Rock, Alan, Fábio, Messias e Paulo, seria inevitável a pergunta: “Qual de vocês vai escrever sobre o rei do rock?” O Fábio respondeu: “Uai, Marlene você não leu o artigo: Chuck Berry, o pai do Rock? Eu já escrevi”.

 Elvis Presley_03

Sendo assim, e já que nenhum dos quatro rockontristas se sentiu à vontade para escrever sobre Elvis Presley, resolvi eu mesmo fazer uma pesquisa e traçar algumas linhas sobre a grande reviravolta que o Rei provocou e que perdura ainda hoje.

ATRAVÉS DAS GERAÇÕES

Para se ter uma idéia, estava na minha casa e liguei a TV no Youtube, para realizar a pesquisa e selecionar os vídeos que colocaria. Quando começou a música, minha empregada e minha mãe vieram correndo. Minha filha (Giovanna, 2 anos) e meu filho (Pablo Henrique, 5 anos), dançaram em todas as músicas. O Pablo Henrique ainda me disse: “Vem mãe, vem dançar, isso é Rock roll! Eu e meus amigos fizemos apresentação do Elvis na minha escola”. Detalhe: nesta idade, todas as apresentações escolares de rock e de anos sessenta, terão no mínimo uma música do Elvis.

 

O INÍCIO DE TUDO

Em 05/07/1954, dia considerado o marco zero do rock, de forma descontraída e improvisada Elvis, acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e pelo baixista Bill Black, cantou o blues That’s All Right, surpreendendo a todos que ouviam. Surgia assim, uma das primeiras formas do rock ‘n roll, o rockabilly.

 Elvis Presley_01

Ao ser executada pela primeira vez em uma rádio, sua música Blue Moon Of Kentucky chegou ao primeiro lugar na parada country, com That’s All Right atingindo o quarto lugar.

Elvis Presley_06

O ano de 1955 pode ser avaliado como a gênese do sucesso de Elvis em seu país. Mesmo sendo considerado um caipira, possuía tanto talento que seu sucesso tornou-se inevitável e permanente. Deu ao rock, uma cara, um gênero sexual, uma dança e seu ar rebelde. Vivia em uma sociedade racista e controladora e talvez por isso tenha se sentido livre para expressar suas emoções, não só navoz grave, quente, sensual, mas também no rebolado super sexy! Só aparecia da cintura para cima nos programas de TV. Adquiriu o apelido de Elvis “The Pelvis”.

CONSAGRAÇÃO MUNDIAL

Possuidor de um som e estilo que unia várias influências, Elvis tornou-se uma sensação internacional. Não aceitava os preconceitos da época, às vezes sendo alvo deste preconceito, desafiava a sociedade repressiva e conservadora, com a sua performance e rebeldia. Criador de uma era e estilo em música e cultura populares, suas canções e álbuns transformaram-se em enormes sucessos, batendo recordes de venda em todo o mundo. Foi o primeiro mega star da música popular. Elvis foi emblemático na revolução chamada rock, considerada por alguns como a última grande revolução cultural do século XX.

Elvis Presley_02

Nos anos de 1956/57 tornou-se o Rei da Guitarra Elétrica e referência em performance no palco. Suas apresentações televisivas quebraram todos os recordes de audiência, mesmo sendo filmado somente da cintura para cima. Suas performances explosivas geraram muitas polêmicas.

Elvis Presley_04

No ano de 1957, Elvis se apresentou no Canadá, os seus únicos shows fora dos Estados Unidos. Ainda neste ano adquiriu a mansão Graceland, sua eterna morada.

ELVIS NO CINEMA

Entre os anos de 1960 e 1965 participou de vários filmes, em todos interpretando números musicais. Destacam-se os títulos “Love Me Tender”, “Loving You”, “Jailhouse Rock” e “King Creole” que foram um grande sucesso de público. O filme “Viva Las Vegas” é considerado um de seus melhores momentos no cinema, sendo muito elogiado até os dias atuais.

Elvis bo filme "Feitiço Havaino"

Elvis bo filme “Feitiço Havaino”

ELVIS E OS BEATLES

Em agosto de 1965 os Beatles realizaram uma visita a Elvis, e a prova deste encontro é uma foto em que John Lennon aparece saindo da casa. Somente John tocou com Elvis e Ringo jogou futebol com o roqueiro.

MORTE

Elvis Presley morreu em dia 16 de agosto de 1977 de colapso fulminante associado à disfunção cardíaca. Sua morte provocou grande comoção mundial. Para os fãs e apreciadores a morte física de Elvis pouco importa, afinal enquanto houver rock, emoção e desejo Elvis Presley viverá!

Elvis Presley_05

CURIOSIDADES

  • Art Garfunkel, Eric ClaptonJohn Lennon, David Bowie e o pessoal do Led Zeppelin estiveram presentes em shows do Elvis;
  • Foi de Elvis o primeiro show transmitido via satélite do mundo: “Aloha from Hawaii”.

MÚSICAS

Clique na imagem para ouvir e ver:

Elvis Presley_CP

Anúncios

Um comentário sobre “Elvis Presley, o Rei do Rock ‘n Roll

  1. Mesmo quem não gosta de rock não vai perguntar um sonoro “Quem?! ” ao perguntarmos “Mas nem do Elvis você gosta ??” sobre a preferência do gênero musical . Seu impacto visual é instantâneo e a música que ele criou interpretando(como era muito comum na época ele não escrevia suas letras) são eternas. Lennon falou que antes de Elvis não havia nada. Os puristas podem realmente achar que Chuck e Little Richard tem mais importância, mas o rock realmente explodiu pra todos nos Estados Unidos e depois no mundo com o Elvis. A molecada branca não tinha como imitar o visual dos astros negros e nem tentaram na maior parte infelizmente por causa do racismo. Foi ele quem tirou o gênero da segregação e abriu a todos essa possibilidade de música . Infelizmente não teve a carreira internacional que almejara e nem a cinematográfica, ele queria ser como James Dean ou Marlon Brando. Morreu cedo demais. Em mais nele que em muitos músicos que morreram jovens se tem a impressão de que ele ainda tinha o que percorrer. Bowie escreveu Golden Years pra ele e infelizmente Elvis não quis gravar. Poderia ser muito boa essa aproximação.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s