Slade: Diversão do Barulho

Paulo Fernandes

Slade_05

 

NOS BAILES DA VIDA

Continuando aqui minha homenagem aos conjuntos setentistas que animavam as festinhas adolescentes, vou falar do Slade.

Slade_01

A banda começou em 1966 e, assim como o Sweet, também embarcou na onda do glam rock. Foram inúmeros os seus hits lançados nas décadas de 1970 e 1980.

MAMÃE, ESTAMOS TODOS LOUCOS AGORA

Ao contrário da maioria de seus contemporâneos do glam-hard-rock (se é que me entendem) o Slade conseguiu se sair muito bem durante a década de 1980, disputando espaço com as bandas do NWBHM (nova onda do heavy metal britânico) e do hair metal, com a vantagem de contar com um vocalista excepcional: Noddy Holder.

Slade_02

Uma característica marcante das músicas do Slade é a deliberada grafia errada (mantendo a pronúncia) dos seus títulos, como por exemplo: Cum On Feel the Noize, Skweeze Me Pleeze Me, Coz I Luv You e Mama Weer All Crazee Now. Outra marca registrada do grupo é a indumentária para lá de extravagante, com destaque absoluto para o guitarrista Dave Hill.

Slade_04

Oficialmente o Slade ainda está na ativa, embora não lance um álbum de inéditas desde  1987. Uma coisa é certa: a enorme influência que a sua música exerceu nos grupos e movimentos roqueiros que vieram após eles, entre outros: punk, metal e grunge. Dee Snider, do Twisted Sister, é fã declarado e o Quiet Riot regravou algumas músicas do Slade, só para citar alguns nomes.

VAMOS SENTIR O RUÍDO

O Slade não revolucionou o rock, mas a música despretensiosa da banda era muito bem feita e extremamente eficiente ao que se propunha: divertir sua legião de fãs.

Slade_06

A imensa quantidade de música boa que o Slade fez deixou-me num dilema: como escolher 15 músicas para integrar o álbum da Galeria de Vídeos? Espero que eu não tenha cometido muitas injustiças.

Slade_03

MÚSICAS

Clique na imagem para ouvir e ver:

Slade_01

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s