Remédio contra o baixo astral: INXS

Paulo Fernandes

INXS_08

.

Todos nós, em maior ou menor grau, passamos por momentos de baixo astral – vamos chamar assim para evitarmos entrar no terreno perigoso dos termos psicológicos e psiquiátricos – e cada um lida com esses estados da sua própria maneira. Considero a música um excelente remédio que me ajuda a sair dessas situações desconfortáveis e voltar a achar graça na vida e no mundo.

Claro que não vou colocar uma música do Bauhaus ou do Joy Division quando eu estiver meio “para baixo”, mas lanço mão de vários “medicamentos” e posologias que possuem poderes variados dependendo do estágio da “doença”. Recentemente eu resgatei, meio sem querer, uma “droga” potentíssima que creio pode ser usada sem restrições e cujo efeito é quase sempre elevar meu astral ao nível “dançar, cantar e batucar os objetos que estiverem na frente”.

INXS_05

O tal “remédio” é um grupo australiano com excesso de vitalidade até no nome: INXS (leia-se In Excess). Há cerca de seis semanas resolvi selecionar alguns CDs para ouvir no carro obedecendo a dois critérios: 1) ordem alfabética de artista e 2) discos que eu não ouvia há muito tempo. O “Greatest Hits” do INXS entrou no estojo no final de outubro e não saiu mais de lá.

A eficiente fórmula de rock do INXS é composta de doses bem equilibradas de peso e apelo dançante cujo belo exemplo é justamente a faixa de abertura dessa coletânea: Original Sin. Impossível não batucar no volante e cantar junto. No outro extremo do espectro sonoro temos baladas classudas, e também vibrantes, como o rock de breque Never Tear Us Apart. A voz do falecido Michael Hutchence é espetacular.

Há muito eu não usava, mas agora não ficarei sem. Já usei em situações variadas de humor e sempre com o mesmo resultado: alto astral.

.

MÚSICAS

Original Sin

.

What You Need

.

Need You Tonight

.

Devil Inside

.

New Sensation

.

Never Tear Us Apart

.

Suicide Blonde

.

By My Side

.

Beautiful Girl

 

Anúncios

4 comentários sobre “Remédio contra o baixo astral: INXS

  1. 2014-12.14 = Mais uma vez, obrigado por este pacote e também pelos anteriores, respondidos ou não. Estava precisando levantar meu astral, derrubado devido partida de vários amigos/companheiros (Américo Caetano etc). Vai ser o meu e.mail 2014-345.1, deste domingo.- Grande abraço do PASTINHA, no meu Cavern Club em Anápolis.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s