Deus e o Diabo na Terra do Pop

Paulo Fernandes

Pop_01

.

AFINAL O QUE É POP?

Será um estilo? Será uma batida? Será uma fórmula? Será um conceito? Não! É o Super-Homem! (este também é pop). O rock pode ser pop? Ou não? Alguns afirmam veementemente que não, e ainda dizem que quem gosta de rock não pode gostar de pop, por quê? O U2 é rock ou pop? E os Beatles? Chicago era uma banda de jazz rock e hoje é uma banda de pop (afinal, o Chicago ainda existe?).

 . 

ARTE POPULAR E ARTE POP 

O termo arte pop, ou pop art, nasceu no dia em que o artista plástico sueco Claes Oldenburg expôs um gigantesco hambúrguer como obra de arte. A arte pop se caracterizou, primariamente, pela introdução de elementos populares no mundo elitista da arte.

Pop_claes oldenburg5

Claes Oldenburg

E o que é arte popular? “Quando a arte não utiliza uma linguagem especial, mas sim a comum, quando se difunde entre as pessoas, e através do povo conserva-se e se torna tradicional, diz-se que é popular”.

Se formos pensar nesses termos primários, o rock, desde o seu nascimento, é um fenômeno de massa e assim o rock é pop!

Roy Lichtenstein

Roy Lichtenstein

A arte pop, em suas origens nas artes plásticas, carrega uma contradição: de um lado critica e ironiza a sociedade de consumo, e por outro aceita e ama essa mesma sociedade. Será assim na música pop? Também por esse ângulo, o rock, que nasceu como veículo da juventude para contestar (sem destruir?) os valores da sociedade dominada pelos adultos, é um fenômeno pop.

ESSA É PRA TOCAR NO RÁDIO

Uma coisa é certa: o pop não existiria sem o sucesso. O pop almeja o sucesso, qualquer que seja o seu gênero musical. Atingir as massas, independente do seu gosto musical, por isso não penso o pop como um estilo ou uma batida.

O rádio, com seu padrão de músicas de 3 minutos, era o meio por excelência para o pop se difundir pelas massas. Função assumida posteriormente pela televisão e depois pela internet.

Roy Lichtenstein

Roy Lichtenstein

O que eu vejo, de uns anos para cá, é o esforço, e sei lá quem ou quando começou isso, em separar e tentar delimitar em campos opostos, e antagônicos, o que é pop e o que rock. Acontece que nas décadas de 1950, 1960 e 1970, isso não tinha a menor importância e os dois termos se misturavam, se fundiam e se confundiam sem nenhum problema. Um exemplo disso é o Festival de Monterey, de 1967, um dos mais importantes eventos de rock de todos os tempos que tinha o nome oficial de Monterey Pop Festival.

Andy Warhol

Andy Warhol

Essa coisa de compartimentar o gosto, típica da sociedade de consumo capitalista, é um tanto quanto irritante. Mas vou entrar na caverna do monstro, e tentar sair ileso, e expor suas entranhas: a Galeria de Vídeos apresenta músicas que, em minha opinião, carregam essa ambiguidade: rock / pop. Penso que são rocks com apelo pop. Que vocês pensam?

Claes Oldenburg

Claes Oldenburg

E assim encerro essa divagação deixando mais dúvidas e interrogações do que certezas. Caso queiram, podem entrar na discussão e manifestar opiniões, utilizando os canais disponíveis para isso.

GALERIA DE VÍDEOS – É POP, MAS É ROCK!

.

Duran Duran – Hungry Like the Wolf

.

Pet Shop Boys – It’s a Sin

.

Men at Work – Down Under

.

A-ha – Take on Me

.

Culture Club – War Song

.

10CC – I’m Not in Love

.

Elton John – Saturday Night’s Alright for Fighting

.

America – Horse with no Name

.

Christie – San Bernardino

.

Simon & Garfunkel – Mrs. Robinson

.

Neil Diamond – I’m a Believer

.

Bread – Guitar Man

.

Shocking Blue – Venus

.

Eurythmics – Sweet Dreams

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s