Bauhaus: Sombras Góticas

Paulo Fernandes

Bauhaus_03

.

FOME DE VIVER

O filme de Tony Scott (irmão de Ridley), “Fome de Viver” (The Hunger), se tornou um clássico do terror gótico chique. No elenco: Catherine Deneuve, Susan Sarandon e David Bowie. Para mim a melhor das surpresas desse filme está logo no seu começo: Em um clube noturno, os personagens de Deneuve e Bowie, que são vampiros, procuram suas vítimas, enquanto uma banda toca a música Bela Lugosi’s Dead. Uau! – digo eu – que música boa! Era o Bauhaus!!

Catherine Deneuve em "Fome de Viver"

Catherine Deneuve em “Fome de Viver”

.

O BAUHAUS É GÓTICO

Por mais paradoxal que seja, a banda símbolo do rock gótico pegou seu nome da escola de arquitetura alemã do séc. XX: Bauhaus. O estilo arquitetônico da Bauhaus não tem nada de gótico.

Bauhaus_Bauhaus

Bauhaus – a escola

Afinal o que é rock gótico? Um dos diversos estilos surgidos no fim da década de 1970, após a revolução punk. Caracterizado por uma música mais cheia de sombras, e por vezes depressiva, repleta de referencias à literatura e ao cinema de horror e onde a cor preta domina o visual das bandas e dos fãs.

Catedral (gótica) de Saint Pierre de Beauvais na França

Catedral (gótica) de Saint Pierre de Beauvais na França

.

THE DARK SIDE OF ROCK

Daniel Ash (guitarra), Kevin Haskins (bateria), David J. (baixo) e Peter Murphy (vocais) criaram o Bauhaus em 1978 na cidade inglesa de Northampton. Em 1979 foi lançada a épica Bela Lugosi’s Dead como single. A música tem como referência o ator húngaro Béla Lugosi, que estrelou o filme de terror “Drácula” de 1931.

Bela Lugosi no filme "Drácula" de 1931

Bela Lugosi no filme “Drácula” de 1931

A música do Bauhaus é uma mistura de punk e glam rock num invólucro minimalista caracterizado por guitarras com distorções e reverberações, baixo soturno e cheio de dubs, bateria econômica e o vocal profundo e arrepiante de Murphy. O débito do Bauhaus com o glam rock pode ser conferido nas versões para Telegram Sam, do T. Rex, e Ziggy Stardust, de David Bowie.

Bauhaus - a banda

Bauhaus – a banda

Bom, pelo menos na estética minimalista, e na tipologia adotada para o nome, eles se parecem com a escola Bauhaus.

Na primeira fase (1978 a 1983) do Bauhaus foram lançados 4 álbuns de estúdio: “In The Flat Field” (1980), “Mask” (1981), “The Sky’s Gone Out” (1982) e “Burning from the Inside” (1983).

Bauhaus_05

A banda foi desfeita em 1983, porém retornou em 1998 para uma turnê e posteriormente em 2005. Gravaram seu último álbum em 2008: “Go Away White” e se separaram novamente.

.

CURIOSIDADES

O primeiro disco do Bauhaus que comprei foi uma edição especial, em vinil, de “The Sky’s Gone Out”. Vinha um disco extra com 3 músicas, entre elas Ziggy Stardust.  Sem olhar para rotação deste segundo disco, coloquei-o para girar nos tradicionais 33 e 1/3 rpm (ele é 45 rpm). O que tornou a música de Bowie extremamente sombria, porém ficou muito legal e até hoje eu a escuto nessa velocidade.

Bauhaus_02

A escola Bauhaus foi fundada em 1919 e se tornou um marco da vanguarda modernista do séc. XX, deixando uma influência profunda no design e na arquitetura mundial, e até nas artes plásticas.

.

MÚSICAS (VÍDEOS)

Clique na imagem abaixo para ouvir e ver:

Bauhaus_03

Anúncios

Um comentário sobre “Bauhaus: Sombras Góticas

  1. Das primeiras bandas que ouvi,só tenho uma coletânea das melhores músicas,com a capa preta,tem outro com a capa branca,que eu sei,mas não tenho ainda.Sempre achei mais interessante que o The Cure,que durou mais tempo inicialmente,e bem mais cult,não tem muita gente que conhece Bauhaus,e quando se conhece uma banda que ninguém sabe o que e quem são,fica mais legal ainda.De todas,recomendo mais
    Kick in the Eye.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s